Início ATIVIDADES Natal Solidário 2014 – A 7ª edição foi assim…

Natal Solidário 2014 – A 7ª edição foi assim…

665

Pra finalizar o ano em grande estilo, concluímos mais uma edição do nosso Natal Solidário. Uma campanha que chega a sua 7ª edição e este ano foi realizado em parceria com o projeto Salvador Meu Amor e a CDP – Cultura e Arte, em prol da comunidade conhecida como Cidade de Plástico, em Periperi, Salvador/BA. A união de ‘gente boa que se atrai’ deu frutos importantes. Confira!

Natal Solidário 2014 - Nana Carneiro fazendo a entrega dos livros na Cidade de Plástico.
Nana Carneiro fazendo a entrega dos livros na Cidade de Plástico. Foto: Sandro Fernandes

A Cidade de Plástico está localizada entre a linha de trem e a Baia de Todos os Santos, no bairro de Periperi, subúrbio de Salvador. A comunidade ganhou esse nome porque o material utilizado para levantar as primeiras habitações durante a ocupação eram feitas basicamente de lonas, por exemplo. De acordo com dados apresentados pela ONG Teto: hoje a CDP abriga cerca de 70 famílias que vivem em “barracos”, não só de plástico, mas também de madeira e/ou tecidos. No final de 2013, a prefeitura da cidade visitou a comunidade e prometeu melhorias, que ainda precisam de avanços mais significativos para equivaler a todos os esforços da comunidade na busca por desenvolvimento e inclusão.

Nossa campanha de Natal conseguiu mobilizar pessoas que se uniram para arrecadar alimentos não perecíveis, livros, brinquedos, roupas, produtos de higiene pessoal e limpeza. E a 1ª parte da entrega foi realizada na segunda-feira, dia 15 de dezembro. Com a ajuda da voluntária Loren Hirsch, conseguimos a doação de 100 livros didáticos e literários da Biblioteca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Estes livros foram encaminhados a uma sede na comunidade onde os moradores poderão acessá-los. O objetivo é criar uma mini biblioteca, porém, a sede ainda precisa de melhorias para receber melhor os livros e atender os moradores.

Natal Solidário 2014 e a geladeira estante de livros.
O parceiro Alisson Lima demonstrando a inovadora ‘Geladeira Estante de Livros’. Foto: Sandro Fernandes
Natal Solidário 2014 - Fila indiana para conhecer a mini biblioteca da CDP.
Fila indiana para conhecer a mini biblioteca da Cidade de Plástico.
Natal Solidário 2014 - A ‘Geladeira Estante de Livros’ funcionando em alta, ontem na mini biblioteca da CDP.
A ‘Geladeira Estante de Livros’ funcionando em alta lá na CDP.

Posteriormente fizemos a entrega de aproximadamente 168 kg de alimentos não perecíveis, alguns materiais de higiene pessoal, brinquedos e roupas. O fotógrafo Sandro Fernandes ajudou no transporte das doações até a Cidade de Plástico e registrou todos os momentos da ação. Lá, a estudante de educação física Nana Carneiro e o cantor/compositor Alisson Lima se encarregaram de fazer a triagem e entrega de tudo que foi arrecadado em nossa campanha.

Natal Solidário 2014 - Alisson e Nana chegando com o restante das doações encaminhadas a CDP.
Alisson e Nana chegando com o restante das doações encaminhadas a CDP. Foto: Sandro Fernandes
Natal Solidário 2014 - Fazendo a triagem das doações recebidas.
Fazendo a triagem das doações recebidas e preparando as entregas.
Natal Solidário 2014 - Recebendo carinho.
Entregando sonhos e recebendo carinho. Foto: Sandro Fernandes

De 2008 até aqui, conseguimos unir pessoas em torno de um ideal: ajudar ao próximo, exercitando o espírito solidário que existe em cada um de nós. Em anos anteriores contribuímos com várias crianças, adultos e idosos por intermédio das instituições que receberam as doações arrecadadas. Foram elas: Centro Social Urbano de Portão (2008); Lar Irmã Maria Luiza e ACCABEM (2009); Asilo São Lázaro e Creche Béu Machado (2010); NACCI e ACCABEM (2011); Hospital Martagão Gesteira e o amigo José Antonio (2012); ACCABEM (2013). Lembrando que essas instituições precisam de ajuda o ano inteiro e quem puder contribuir de outras formas, é sempre bem-vindo!

Agradecimento especial a Nana Carneiro, que nos ajudou de forma belíssima em todo processo de organização da campanha desse ano. Também estendo nossos agradecimentos ao fotógrafo Sandro Fernandes, que registrou tudo com suas lentes; Alisson Lima, representante da CDP – Cultura e Arte; Mauricio Galvão, do projeto Salvador Meu Amor; Loren Hirsh e ao bibliotecário Fabio Jesus, chefe da biblioteca universitária de Amargosa.

Obrigado a todos que sempre participaram desta iniciativa e aos novos integrantes que multiplicam nossas forças ano a ano. Desejo um Feliz Natal e um 2015 cheio de realizações para todos!