Início ATIVIDADES Os Sentidos

Os Sentidos

297
Compartilhe

Olhe em volta, diga o que você consegue sentir?

5 sentidos
Os 5 sentidos representados. Foto: Reprodução

Os sentidos exalam emoções: Sinta o toque das mãos de uma pessoa querida; o gosto das frutas doces e meio amargas; o cheiro do perfume das flores; ouça o canto dos pássaros e veja o brilho intenso do sol tocar a terra bruta da natureza. Pois quando se enche o peito de ar puro diante a paisagem mais bela. Como num vitral de prazer e emoção, levado ao mais alto grau de observação, harmonia e equilíbrio. Os sentidos falam por si só!

De acordo com o site Wikipédia. Do ponto de vista da biologia e ciências cognitivas, os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram. Os animais normalmente têm órgãos especializados para essas funções. No Humano, são geralmente considerados cinco sentidos e os órgãos onde residem:

• A visão reside na retina dos olhos;
• A audição reside na cóclea, no ouvido interno;
• O olfato reside na pituitária, dentro do nariz;
• O paladar reside nas papilas gustativas da língua; e
• O tato reside nos terminais nervosos da pele.

Acreditamos que além dos cinco sentidos físicos também existem os sentidos psíquicos. Alguns acreditam na famosa intuição feminina e a isso chamam de 6º sentido. Nós entendemos que o sexto sentido poderia ser denominado “Percepção Intuitiva”, não sendo creditado única e exclusivamente as mulheres. Ainda acreditamos na existência de um último sentido, o de maior grau, que será abordado mais a frente.

Frase para reflexão:

“Toda arte passa pelos cinco sentidos. Entregue-se a eles com total intensidade, e por um momento poderá perdê-los”. Stella Verçosa

———————————————————————————————————————————————-

Edvando JuniorEdvando Junior é cadeirante, cidadão, designer gráfico, apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Fundador do site Ativar Sentidos e idealizador do projeto social Esquadrão da Paz. Atualmente estou viajando no mundo das palavras, nessa gratificante sensação de exprimir sentimentos para ativar os sentidos. @edvandojr

Compartilhe
AnteriorAtivando…
PróximoExercitando a Visão
Cadeirante, cidadão, designer gráfico, apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Fundador do site Ativar Sentidos e idealizador do projeto social Natal Solidário. Atualmente, segue viajando no mundo das palavras.