Início AUDIÇÃO PORTUGAL | O brilho da cantora Aurea

PORTUGAL | O brilho da cantora Aurea

1378

Com cara de boneca, voz inconfundível e presença de uma verdadeira pop star, Aurea é uma famosa cantora portuguesa que vem ganhando cada vez mais espaço multimídia, invadindo TV, rádio e internet. Com apenas 24 anos de idade, ela já desponta como um dos grandes nomes da música portuguesa, tendo sido considerada a voz revelação nacional de 2010.

A cantora portuguesa Aurea.
A cantora portuguesa Aurea. Foto: Reprodução

Recordista de venda em seu primeiro álbum, o homônimo, não poderia ter repercussão melhor, atingindo em poucos meses o 1º lugar do Top Nacional, conseguindo a margem de dupla platina. Em seguida, seu álbum Aurea ao Vivo no Coliseu dos Recreios (2011) foi lançado, conquistando o galardão de Ouro no dia de lançamento.

Apesar de tão jovem, a moça foi responsável por um feito inédito, uma regravação da música “Love me Tender”, em dueto post mortem com o próprio Elvis Presley (aprovado pela família do mesmo e incluído no álbum Viva Elvis). Vários de seus hits como Busy (For Me) do disco Aurea (2010) permaneceram diversas vezes na primeira posição das tabelas. Busy foi repetidamente um dos temas com mais airplay nas rádios nacionais em 2011.

Renomada e reconhecida internacionalmente, ganhou prêmios como ‘Melhor Música’, ‘Revelação do Ano’ e ‘Melhor Intérprete Individual’, na edição de 2011 dos Globos de Ouro em Portugal.

Em pouco tempo de carreira, foram mais 70 concertos pela Europa e a cantora ainda teve fôlego para ir além dos espetáculos de música; em 2011 a artista estreou na dublagem de filmes de animação e também na publicidade, dando vida a personagem Glória de Happy Feet 2, e sendo voz na campanha de Natal da TMN, interpretando “Dream a Little Dream of Me”.

Aurea esgotou os ingressos do Coliseus Micaelense do Porto e Lisboa, quando conseguiu marcas que ninguém havia conseguido ainda em Portugal, recebendo o Globo de Ouro de ‘Melhor Artista’.

Capa do CD Soul Notes, da cantora Aurea - foto por Mário Galiano.
Capa do álbum ‘Soul Notes’ (2012). Foto: Mário Galiano/Divulgação
Aurea em concerto no Palco Sunset do Rock In Rio 2013.
Aurea em concerto no Palco Sunset do Rock In Rio 2013. Foto: Reprodução

No Brasil, a artista foi notícia em vários veículos de media e esteve no programa de Fátima Bernardes, onde cantou a música ‘Scratch my Back’. A loirinha é de “responsa” e por onde passa, vem mostrando que vai muito além de um rosto bonito, arrancando suspiros da imprensa brasileira, após grande concerto no Palco Sunset do Rock In Rio 2013, os jornalistas teceram rasgados elogios à Aurea.

Suas canções tem ganhado visibilidade para campanhas publicitárias e ações de ajuda social; a Amnistia Internacional Portugal (AI Portugal) associou sua imagem ao lançamento do videoclipe The Star, por entender que se trata de uma iniciativa relevante para a denúncia do tráfico de pessoas.

Não é a primeira vez que Aurea e a AI Portugal se juntam em prol dos direitos humanos. Em 2013, a cantora foi uma das principais protagonistas do Live Freedom – concerto musical que é anualmente promovido pela AI Portugal, com a participação de artistas pro bono (gratuitos), com a finalidade justamente de alertar pessoas a respeito dos direitos humanos através da música.

No palco, os portugueses fazem bonito e sua pop star não é nenhum motivo de piada. Quando se trata de artista, eles batem um bolão. Aurea é bonita de se ver, ouvir, multi-talentosa, performática e cheia de preocupação com os direitos humanos. Aliás é artista pra piadista nenhum botar defeito.

* Não deixe de conferir os outros artigos do nosso Especial “ATIVAR na Copa.