Início AUDIÇÃO COREIA DO SUL | Um gênero musical chamado K-pop

COREIA DO SUL | Um gênero musical chamado K-pop

7876
Compartilhe

Há alguns anos a música coreana começou a ganhar espaço no cenário mundial, muito por conta da enorme ascensão das redes sociais e do consumo de vídeos na internet. Isso vem proporcionando a crescente popularização de um gênero musical conhecido como K-pop, que chega para representar a Coreia do Sul em nosso Especial “ATIVAR na Copa.

Um gênero musical chamado K-pop.

O K-pop nada mais é que um gênero musical criado pelos sul-coreanos, misturando a dança e outros ritmos como electropop, hip hop, música eletrônica, rock e R&B. A música pop coreana tornou-se uma grande indústria e hoje movimenta cerca de dois bilhões de dólares por ano, produzindo verdadeiras celebridades como o rapper Psy – aquele mesmo que viralizou a dança do cavalinho e bateu todos os recordes de visualizações no Youtube com o estrondoso sucesso de “Gangnam Style”.

As raízes do K-pop remontam aos anos 60, mas foi só a partir de 1992, com a popularização do Rap no país, que o kayo (como é chamado em coreano) ganhou força e organização para gerar ídolos da música mundo a fora. Apesar de ainda pouco conhecido fora da Coreia, os artistas e bandas vem ganhando muito espaço e atraindo fãs até aqui no Brasil. Um bom exemplo disso é a estudante de Engenharia de Produção de Belém-PA, Larissa Coutinho, que morou na Coreia do Sul por um ano e criou um canal de vídeos no Youtube para falar sobre suas experiências e outras curiosidades do universo coreano. Seguindo algumas de suas dicas, rindo em vários momentos assistindo seus vídeos e pesquisando em vários sites da web, montei uma breve lista para quem, assim como eu, é um mero calouro comparado com os “Kpoppers” (fãs do gênero). Abaixo destaquei 5 artistas/bandas sul-coreanos que fazem sucesso por lá.

1. Girls’ Generation – I Got a Boy
(Composição: Will Simms / Sarah Lundbäck Bell / Anne Judith Wik / Yoo Young-jin)

2. Super Junior – Sexy, Free & Single
(Composição: Yoo Young-jin / “Obi” Klein / Thomas Sardorf / Lasse Lindorff)

3. HYUNA – Bubble Pop!
(Composição: Shinsadong Tiger / Choi Kyu-sung)

4. 2NE1 – I Am the Best
(Composição: Teddy Park)

5. SHINee – Lucifer
(Composição: Yoo Young-jin)

Se você se amarrou no style dos caras e das moças, curtiu as músicas, as coreografias e quer conhecer outros representantes do K-pop, acesse o canal da Larissa Coutinho no Youtube e divirta-se ainda mais com informações bem legais!

* Agradecimento especial a Micro & Soft Informática pelo apoio na realização deste projeto especial.