Início AUDIÇÃO Ilê Aiyê + Criolo = Que Bloco é Esse?

Ilê Aiyê + Criolo = Que Bloco é Esse?

503
Compartilhe

“Que bloco é esse? Eu quero saber, é o mundo negro que viemos mostrar pra você”. Os versos da música de Paulinho Camafeu, que foram amplificados para todo Brasil através da banda O Rappa, ganha uma nova roupagem com a inclusão de versos do rapper Criolo. Em uma parceria inédita, resultando na gravação do 1º videoclipe de um bloco afro da Bahia.

Foto retirada do site oficial do Projeto “Que Bloco é Esse?”.

Fundado em 1974 no bairro do Curuzu, na Liberdade (bairro mais populoso de Salvador e dotado da maior população negra do país), Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro fundado na Bahia e significa “casa de negros”. O bloco, que tem por objetivo preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, tem como sede o Centro Cultural Senzala do Barro Preto.

A música Ilê Aiyê de Paulinho Camafeu, foi apresentada pela primeira vez no carnaval de 1975, quando o bloco composto por 100 integrantes – todos negros – desfilou pela avenida, meses depois de sua fundação. Daquele ano em diante, vários projetos de valorização da cultura negra foram criados, entre eles: a Escola Profissionalizante Ilê Aiyê, que promove a capacitação profissional de jovens da Liberdade; e o Concurso da Beleza Negra, que todo ano elege a Deusa do Ébano, valorizando a auto-estima da juventude afrodescendente no Estado. Agora, o grupo acaba de lançar, por meio do Projeto “Que Bloco é Esse?, da Petrobras, o primeiro videoclipe de um bloco afro da Bahia.

Edjane dos Santos Nascimento, escolhida a “Deusa do Ébano 2012”. Foto: André Frutuôso

Além da gravação deste clipe, ainda serão lançados mais 3 vídeos com encontros do bloco Muzenza com a banda Nação Zumbi; o Male Debalê com o rapper Emicida; e o Cortejo Afro com Preta Gil. Os vídeos desses encontros musicais poderão ser vistos a partir de fevereiro no site do projeto, assim como os mini-documentários, que também serão produzidos sobre a história desses blocos. O projeto engloba ainda a cobertura dos desfiles no Carnaval de Salvador e envolverá também os blocos Okanbi, Os Negões, Bankoma e Olodum. Esse projeto pretende resgatar a verdadeira história da maior festa popular do país, o Carnaval.

Confira o clipe da música “Ilê Aiyê”: