Início AUDIÇÃO Magary Lord e o seu Black Semba

Magary Lord e o seu Black Semba

442
Compartilhe

Quem não lembra do Jaspion ao escutar esse nome? NÃO LEMBRA? Você não teve infância! Então vamos esclarecer… Na série de televisão japonesa O Fantástico Jaspion, ele é MacGaren – o filho de Satan Goss e arqui-inimigo de Jaspion (cenas do 1º episódio exibido pela extinta Rede Manchete, com o clássico tema de abertura “Ore ga Seigi da Jaspion”). Mas no mundo da música ele não é inimigo de ninguém, muito pelo contrário, Magary transborda alegria e irreverência, portando um estilo único.

Magary Lord e o seu Black Semba
Esse é o cantor de Black Semba, Magary Lord. Foto: Estúdio Gato Louco

Quando jovem seu pai o chamava de Lord, somando-se ao nome do personagem da série Jaspion, ele adquiriu o pseudônimo Magary Lord. Fortemente influenciado pelo Semba, ritmo angolano que deu origem ao Samba aqui no Brasil. O semba foi trazido pelos escravos oriundos de Angola e do Congo. Na Bahia, os cultos e festas dos negros, os tambores dos terreiros de candomblé, o som das rodas de capoeira, tudo favoreceu o surgimento do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano, e que mais tarde, seria levado pelos próprios negros para a cidade do Rio de Janeiro, segunda capital do Império Colonial. Juntando esses dois ritmos a Black Music e misturando com uma pitada de dendê, surgiu o Black Semba.

Magary sempre foi hipnotizado pela música e foi batucando lata, como tantos meninos da periferia de Salvador, que Francisco Pereira Chagas, 35 anos, desde cedo percebeu que tinha na música uma trilha a seguir. Da lage de casa, no bairro de Brotas, não resistia aos batuques estridentes que saiam das caixas dos trios elétricos, que ensaiavam na Avenida Ogunjá, antes de serem seguidos pela multidão nos circuitos do carnaval de Salvador.

#ALTOFALANTE: “Ela sabe que eu quero, quanto tempo for espero. Me derreto com seu jeito de me olhar. E o bom da vida é viver bem! Estar bem, querer bem. É particular…”

Magary Lord ensina os passos do seu Black Semba
Magary ensina os passos do seu Black Semba. Foto: Estúdio Gato Louco

Mas, foi a partir do aperfeiçoamento adquirido na Oficina de Investigação Musical do mestre da percussão Bira Reis, no Pelourinho, que Magary Lord se sentiu preparado pra bater tambor e convocar a massa. O primeiro grupo que formou tocava samba partido alto e foi batizado de Caldo da Iaiá, para homenagear uma tia incentivadora. Em seguida criou a banda Válvula D’Scape e começou sua peregrinação musical pelos bares do Pelourinho e por outros espaços de música alternativa.

Ele viajou para Angola e estudou a gênese do semba e dos ritmos africanos, gerando uma verdadeira simbiose de ritmos da música brasileira, Magary viu nascer o seu Black Semba. Ao lado do guitarrista Fábio Alcântara, parceiro em muitas canções, deu início a uma série de apresentações nos palcos da capital baiana. Cheio de malemolência, suingue e atitude, fez dois registros com as músicas preferidas do público. O primeiro recebeu o título de Magary Black Semba Bahia, gravado em 2007. Já o segundo, lançado em 2011, ganhou o nome de Escutando Magary.

#ALTOFALANTE: “Tira a mão do bolso negão e joga lá em cima! Sábado a noite, na calada da noite – Já me chamaram de Wilson Simonal”.

Black Power de Magary Lord, cantor e compositor baiano
O Black Power de Magary Lord, cantor e compositor baiano.

Quando ainda tocava com o grupo de samba, Magary conheceu o cantor e compositor carioca Seu Jorge, que logo se tornou parceiro e além de gravar no DVD América Brasil, a música Pessoal Particular, que fizeram juntos com Peu Meurray e Leonardo Reis, já anunciou que gravará Mudança, outra canção de Magary.

Assim como Seu Jorge, o líder da banda EVA, Saulo Fernandes é outro entusiasta da carreira de Magary Lord, de quem gravou seu atual sucesso Circulou. Com Saulo, Peu Meurray, Fábio Alcântara, Leonardo Reis e Emerson Taquari formaram o projeto Cabeça de Nós Todos e faziam releituras de sucessos da MPB.

Ele acaba de gravar seu DVD de estreia no Teatro Vila Velha, em Salvador. Desponta como a nova revelação da música da Bahia e não mascara rótulos. Nos seus ensaios de verão já participaram, entre os convidados especiais, artistas como Luiz Caldas e Caetano Veloso que também são incentivadores da carreira de Magary. “Fico feliz em ver essa renovação da música baiana. Magary, além de um excelente percussionista tem se revelado um inspirado compositor e intérprete. É lindo ver essa empolgação do público cantando suas músicas.” – declarou Luiz Caldas, o criador da axé music.

#ALTOFALANTE: “Colar de negão, luva na mão. Do jeito Michael Jackson, estranho hein! Todo mundo plugado, ligado, inventando moda”.

Magary Lord e sua filhinha Kalinde
Magary e sua filhinha Kalinde, dançando na gravação de seu DVD no Teatro Vila Velha.

Esse foi o Verão do Black Semba, e com toda essa efervescência é chegada a hora e a vez de Magary Lord. Venha se encher de vibrações solares ao som do Lord que está “Inventando Moda”!

Aqui você confere o vídeo da 1ª gravação base da música “Inventando Moda”.

Magary Lord – Inventando Moda
(Composição: Magary Lord / Fábio Alcântara)

Alto falante, gente elegante
Todo mundo plugado, ligado, inventando moda
A galera tá inventando moda
De terno e gravata, blusa de prata vai do jeito que quiser
Bermuda abaixo do joelho entra homem e mulher (2x)

Eu me sinto massa, chapéu de palha
Deixa a luz acesa para de surpresa, para de surpresas
Colar de negão, luva na mão
Do jeito Michael Jackson, estranho hein
Poxa, vai, vai mexendo a cabeça, vai, vai
Mexe que não enlouqueça vai, vai
Peço que não desapareça vai, vai
Dizendo assim

Billie Jean, Billie Jean, Billie Jean my love
Estranho, hein!

Fonte: Escutando Magary

———————————————————————————————————————————————-

Edvando JuniorEdvando Junior é cadeirante, cidadão, designer gráfico, apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Fundador do site Ativar Sentidos e idealizador do projeto social Esquadrão da Paz. Atualmente estou viajando no mundo das palavras, nessa gratificante sensação de exprimir sentimentos para ativar os sentidos. @edvandojr

Compartilhe
AnteriorOs Descendentes
PróximoVamos Fazer uma Árvore?
Cadeirante, cidadão, designer gráfico, apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Fundador do site Ativar Sentidos e idealizador do projeto social Natal Solidário. Atualmente, segue viajando no mundo das palavras.
  • Petit Gabi

    Muito bom o som desse cara! Valeu por compartilhar, Ed!

    •  Gabi, ele é mto bom mesmo e a filhinha dele é tão esperta. Ela dançando é impagável. Abração querida!

      OBS: Pessoal, nosso contador de comentários está com problemas. Estamos tentando corrigir o erro. Obrigado!

  • Magali Santos

    Magary.
     Boa sorte meu querido !
    muita Luz, Paz e Sabedoria.
    Cuida bem da sua estrela .
    beijos

    • Olá Magali,
      Tb desejo tudo de bom ao Magary. Obrigado pela sua visita, volte sempre!

  • Sheyla Nataly

    Kalinde (a filha de Magary) é tão fofaaa… Espero que tenha muitos anos de vida para cuidar bem da sua filha… Pois ainda por cima tem um pai maravilhoso..

    Parabens pros dois

    • Olá Sheyla, q bom q vc gostou. Apareça mais vezes. Abraço!