Início AUDIÇÃO Orquestra NEOJIBÁ – Concerto de Natal 2011

Orquestra NEOJIBÁ – Concerto de Natal 2011

169
Compartilhe

Quem disse que na Bahia não tem música clássica? Tem sim óh! O excelente trabalho desenvolvido pelo Maestro Ricardo Castro é um exemplo de que podemos ensinar e formar jovens talentos na música clássica. No último dia 18, aconteceu um grande espetáculo promovido pela Orquestra NEOJIBÁ, que emocionou o público na Concha Acústica do TCA.

Ricardo Castro rege a YOBA e o coral formado por 188 crianças. Foto: Tatiana Golsman

Com a participação de quase 450 jovens e crianças, músicos de todas as orquestras do Programa, além de convidados, o evento teve a apresentação descontraída do mestre de cerimônias Andrezão Simões, e transmissão ao vivo pelo portal do Irdeb na internet. Dentre os presentes estava um grupo de 45 jovens músicos do Projeto Arte de Tocar, parceiro do NEOJIBÁ em Jacobina-BA, que viajaram 330 km só para prestigiar o Concerto.

Para abrir a noite, subiu ao palco uma orquestra de cordas formada por alguns dos mais jovens talentos do NEOJIBÁ. Os músicos da Orquestra de Cordas do CESA (de Simões Filho), da Orquestra Pedagógica Experimental do NEOJIBÁ (OPE), com a participação dos músicos do projeto Estrelas Musicais, executaram, sob a batuta de Karen Silva – violinista da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) e aluna da classe de regência no NEOJIBÁ – “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e o Prelúdio do “Te Deum”, de Charpentier.

Karen Silva (violinista da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) e aluna da classe de regência no NEOJIBÁ.

Então, Andrezão chamou o maestro Ricardo Castro, que regeu a J2J com a “Sinfonia nº 4” de Tchaikovsky. Em seguida, foi a vez de subir ao palco o maestro Eduardo Torres, coordenador pedagógico do NEOJIBA, que contou com a especial participação do Grupo Garagem. Foi executada a bela composição “Mar do Norte”, desta banda que completou 30 anos em 2011. Logo após, juntaram-se aos músicos da J2J os jovens da Orquestra Castro Alves (OCA), formando assim uma super orquestra com 160 integrantes: a Orquestra Juvenil da Bahia (YOBA). A batuta foi passada para as mãos de Yuri Azevedo, de apenas 20 anos, que acaba de retornar dos EUA, onde regeu a Orquestra Sinfônica de Miami e foi elogiadíssimo pela crítica. No Concerto de Natal, Yuri conduziu a “Conga del Fuego Nuevo”, de Arturo Márquez.

4º Concerto de Natal do NEOJIBÁ. Fotos: Tatiana Golsman

Um dos pontos altos do Concerto ainda estava por vir. Entraram em cena 188 crianças e jovens para formar um belíssimo coral. Entre eles estavam o Coral do NEOJIBÁ, formado por alunos do Colégio ICEIA, e o Coral do SESI-Itapagipe. Os pequenos músicos da OPE também compunham o coral, e para completar o time, estava o Coral do IEM (Instituto de Educação Musical). Novamente com a regência de Ricardo Castro, o público se divertiu com o “Samba de uma Nota Só”, de Tom Jobim, e um pout-pourri de músicas folclóricas. Na sequência, “Um Festival de Natal”, de Leroy Anderson, arrancou sorrisos e lágrimas da plateia.

Coral do NEOJIBÁ.
Concha Acústica do TCA.

Com a saída do coral, a YOBA deu continuidade ao concerto mostrando toda a sua qualidade ao executar o quarto movimento da “Sinfonia nº 5” de Beethoven, o “Danzón nº 2” de Arturo Márquez, o famoso “Bolero”, de Ravel, e “Sonhos Percutidos” do baiano Wellington Gomes, esta última com a participação especial de percussionistas do Projeto Axé. O programa foi assim encerrado, sob os calorosos aplausos de pé dos presentes.

Participação especial dos percussionistas do Projeto Axé. Foto: Tatiana Golsman

Após toda a ovação, o jovem maestro Yuri retornou ao palco para reger no bis o “Tico-Tico no Fubá” de Zequinha de Abreu e o “Mambo”, de Bernstein, encerrando a noite com muita alegria. Veja a matéria da TV Bahia e se quiser ver mais fotos do 4º Concerto de Natal do NEOJIBÁ, clique aqui. Para quem não conseguiu assistir ao Concerto de Natal do NEOJIBÁ, a TVE irá exibir a gravação do evento no dia 24 de dezembro, às 21h (horário brasileiro de verão). Se você estiver fora da Bahia, é só entrar no site da TVE e conferir a programação.

Fonte: Blog NEOJIBÁ