Ele conseguiu chamar atenção de todos com um projeto bem diferente e ousado. Com muita desenvoltura, Tunisio nos leva a uma viagem por ângulos inusitados de um dos principais pontos turísticos da cidade de Salvador.
O baiano Tunisio Alves Filho é administrador de empresas e apaixonado por fotografia. Ele costumava fotografar os principais pontos turístico de Salvador e compartilhar suas fotos em sites e redes sociais, mas o que começou apenas como um hobby foi se tornando cada vez mais forte na vida desse baiano. Então, surgiu a ideia de criar o projeto “Um Farol, 365 Clicks” – que tinha o objetivo de mostrar 365 ângulos diferenciados do Farol da Barra, um dos principais cartões postais da capital baiana. E ele conseguiu!
Todos os dias ele postava uma foto diferente, no site criado especialmente para o projeto. Agora realiza uma exposição física no Museu Náutico da Bahia (dentro do Forte de Santo Antônio da Barra). A mostra leva uma seleção de 100 fotografias do projeto e fica em cartaz de terça a domingo, até o dia 25 de novembro de 2012. Abaixo, confira a entrevista que fizemos com ele:
Ativar Sentidos – Olá Tunisio, de onde surgiu sua paixão pela fotografia?
Tunisio Alves Filho – Sempre tive interesse pelas artes em geral: design, desenho, pintura, música… A fotografia é um dos meios em que me aventuro. Pela praticidade e pelas inúmeras possibilidades.
AS – Você é administrador de empresas por formação e fotógrafo autodidata. Profissionalmente, ainda atua como administrador ou se dedica somente a fotografia?
Alves Filho – Sou administrador em tempo integral. Tenho a fotografia apenas como lazer, embora tenha levado, cada vez mais, este lazer a sério.
AS – Desde as invenções de Daguerre e Niépce, passando por Hércules Florence até chegar ao Brasil. Quem mais te influenciou no mundo da fotografia?
Alves Filho – Não tem um nome específico. Hoje em dia temos acesso a milhares de fotos e fotógrafos todos os dias. O meu trabalho sofre influencia de tudo e todos que vejo em blogs, sites, revistas, nas redes sociais… A maior parte dos trabalhos que acho bacana, são de fotógrafos “não-famosos”.
AS – Você pretende atuar em outras áreas da fotografia, como propaganda ou fotojornalismo?
Alves Filho – Não é muito a minha praia.
AS – Como surgiu a ideia do projeto “Um Farol, 365 Clicks”?
Alves Filho – Comecei fotografando os principais pontos turístico de Salvador e compartilhando as fotos no site www.soteropoli.com (que também conta com a participação de mais de 100 fotógrafos). Montei esse site com um propósito bem simples: mostrar as coisas boas e belas da cidade através da fotografia, sempre correndo atrás de ângulos inusitados. Depois de rodar a cidade toda com a desculpa de publicar as fotos no Soteropoli, precisava inventar algo novo que me mantivesse motivado a continuar fotografando. A ideia dos 365 clicks é a de justamente forçar a experimentar e explorar as mais diversas técnicas fotográficas, publicando fotos todos os dias.




AS – Você poderia escolher diversos pontos turísticos da cidade. Por quê decidiu fotografar o Farol da Barra?
Alves Filho – O Farol da Barra é um dos pontos mais fotografados de Salvador, só que as fotos que a gente vê são muito parecidas. O farol e o seu entorno possuem diversos elementos que podem ser trabalhados na fotografia, mas são pouco explorados. São vários os motivos que me levaram a escolher o Farol da Barra, um deles foi pelo desafio de fotografar um local tão clicado e tentar trazer fotos inusitadas. Isso sem falar que o Farol está em um dos pontos mais bonitos da cidade.
AS – O projeto surgiu na internet e agora está sendo realizada uma exposição física no Museu Náutico da Bahia (dentro do Farol da Barra). Já existem propostas para levá-la a outras cidades do Brasil?
Alves Filho – Por enquanto não, mais é algo a ser pensado. A próxima etapa do projeto é trabalhar na edição de um livro com as fotos.
AS – A receptividade do público tem sido muito positiva. Como os críticos e profissionais da área tem reagido frente a seu trabalho como fotógrafo?
Alves Filho – O feedback que tenho recebido tem sido muito positivo. O projeto tem sido bem aceito por outros fotógrafos, amantes da fotografia e o público em geral.
AS – Quais suas expectativas em relação a este projeto?
Alves Filho – A expectativa inicial era o de conseguir executar os 365 clicks e chegar ao final do projeto com algumas fotos bacanas. Dessa forma, fiquei feliz e com o sentimento de objetivo alcançado.

AS – O que você pretende fazer daqui para frente? Existe a possibilidade de realizar projetos similares, fotografando outros pontos turísticos de Salvador?
Alves Filho – Agora é não perder o ritmo e continuar fotografando. O que não faltam são ideias para novos projetos. Com certeza vou tentar continuar mostrando as coisas bacanas da nossa cidade e da nossa cultura através da fotografia. Aproveito para convidar os leitores do Ativar Sentidos a visitarem minha exposição no Museu Náutico da Bahia e conhecer o site do projeto.
* Agradecimento especial a Tunisio Alves Filho que gentilmente cedeu as imagens de seu trabalho. Entrevista realizada por Edvando Junior.