Início OLFATO Exercitando o Olfato

Exercitando o Olfato

682
Compartilhe

Olfato - Cheiros e Perfumes

O olfato é um dos cinco sentidos básicos originado por estímulos do epitélio olfativo que se encontra nas cavidades nasais. Esse é o único sentido diretamente ligado às emoções e ao depósito de memórias. O epitélio olfativo abriga aproximadamente 20 milhões de células sensoriais onde cada célula possui seis pêlos sensoriais também conhecidos como cílios. É bastante sensível, basta pequenas quantidades de moléculas para estimulá-lo, mas só consegue perceber um cheiro a cada vez.

O órgão olfativo é a mucosa amarela que reveste a camada superior das fossas nasais. É rica em limitações nervosas que ao entrar em contato com as moléculas dissolve-as pelo muco e penetra pelo órgão olfativo alcançando os prolongamentos sensoriais. Tal reação promove impulsos nervosos nas células olfativas atingindo os axônios. Formam-se a partir de um espessamento epidérmico no crânio. A mucosa vermelha rica em vasos sanguíneos abriga as glândulas responsáveis por isolar o muco, deixando o nariz úmido.

Cada receptor olfativo, ou seja, os nervos receptores que captam as moléculas de odor são codificados por um gene específico e o mau funcionamento desses ou algum dano provocado por uma lesão pode impedir que um indivíduo sinta o cheiro de algo específico. Dentre as disfunções provocadas nos órgãos olfativos podemos destacar a anosmia que é a perda total ou parcial do olfato, cacosmia que é a percepção de odores desagradáveis de forma alucinógena, fantosmia que é a percepção de odores desagradáveis ou não sem que haja estímulos, hiperosmia que é a percepção exagerada e anormal do olfato e ainda parosmia que é a perversão do olfato.

Fonte: Equipe Brasil Escola
———————————————————————————————————————————————-

Para o exercício do olfato:
Nossa dica é ficar antenado e consumir produtos de empresas que se preocupam com a preservação do meio ambiente e a construção de uma sociedade mais justa. No Brasil, a Natura é a empresa líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Além de oferecer ótimos produtos, trabalha de forma sustentável, preservando nossos recursos naturais. Comprometida historicamente com a preservação do meio ambiente, a Natura foi, em 1983, a primeira empresa a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiro.

Perfumes Natura
Sinta o cheiro, inspire-se nas mais variadas essências da natureza!

Sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, a Natura busca integrar o conhecimento científico e a sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da biodiversidade botânica.

Aprenda como nasce um perfume: