Início PALADAR 7 Considerações sobre a Ansiedade

7 Considerações sobre a Ansiedade

87

O emagrecimento pode ser prejudicado pela presença de problemas emocionais, tais como a ansiedade. A teoria psicológica ajuda a identificar os sintomas, porém muitas vezes é necessária a intervenção de um psicoterapeuta ou psiquiatra, para obter um controle adequado sobre a ansiedade.

1. Definição: Ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos que pode estimular o desenvolvimento humano. Ela se torna um distúrbio quando mostra-se desproporcional à situação que a origina, ou quando não existe um motivo específico para o seu surgimento.

2. A raiz da ansiedade: Desde o nascimento, o ser humano é colocado face a face com as limitações de seus poderes. Essas limitações e vulnerabilidades fazem parte da própria condição humana e são as fontes universais de toda a ansiedade posterior. Exemplo: ao sentir fome ou sede, o bebê sente ansiedade até que seja satisfeito.

3. Ansiedade patológica: A ansiedade patológica é uma questão de quantidade, e não de qualidade. É um determinado grau de ansiedade que passa a ser evidenciado por sintomas de sensação dolorosa e desconfortável, como um mecanismo de alarme.

4. Consequências da ansiedade patológica: A ansiedade patológica prejudica o indivíduo, compromete seu bem estar e seu desempenho e dificulta sua preparação para enfrentar adequadamente situações ameaçadoras do cotidiano.

5. Transtornos alimentares relacionados à ansiedade: Anorexia nervosa; bulimia nervosa; transtorno alimentar noturno; comer compulsivo, entre outros.

6. Ação da serotonina: O ato de comer é afetado por substâncias químicas presentes no cérebro que regulam o estado emocional. A serotonina é alterada pelo estado de ansiedade, fazendo com que o cérebro aumente o desejo de ingerir carboidratos, na tentativa de regular o quadro afetivo, podendo causar ingestão alimentar excessiva e até obesidade.

7. Exercícios físicos e redução da ansiedade: Exercícios físicos regulares liberam substâncias como a endorfina, que aumentam a disposição geral, trazem sensação de bem estar, reduzem o estresse diário e ajudam a diminuir a tensão e a ansiedade.

O planejamento alimentar para o emagrecimento depende do controle das nossas emoções. A ansiedade patológica compromete o objetivo de manter a saúde através do emagrecimento. O reconhecimento dos sintomas ansiosos e suas consequências podem ser o início de um tratamento com sucesso, que deve ser realizado por um psicólogo ou psiquiatra e pode envolver o uso de medicamentos e/ou a realização de psicoterapia.

Por Flávia Leão Fernandes (Psicóloga Clínica / Mestre em Psicologia).

———————————————————————————————————————

Receita do Mês: Caçarola de Carne à Moda Oriental

Pratique exercícios físicos regularmente e tenha uma dieta saudável e balanceada. Aproveitando a deixa, inclua no seu cardápio uma deliciosa caçarola de carne à moda oriental e aprecie com moderação. São apenas 32 kcal (calorias) por porção, cada porção = 60g (1 colher de servir). Rendimento: 51 porções. Quem fizer a receita, volta aqui pra dizer se gostou, ok!

INGREDIENTES

• 3 colheres (sopa) de azeite
• 700 g de alcatra cortada em cubos
• 2 cebolas cortadas em fatias
• 3 dentes de alho picados
• 3 tomates picados
• 1 colher (sopa) de extrato de tomate
• 1 colher (sopa) de pimenta vermelha
• 1 colher (sopa) de pimenta síria em pó
• 2 abobrinhas cortadas em cubos
• 1 maço de salsinha
• 200 g de grão de bico cozido
• 200 g de broto de feijão
• 1 litro de água
• Sal e gengibre a gosto

MODO DE PREPARO

Numa caçarola aquecida, acrescente o azeite. Depois adicione o alho e a cebola. Coloque a carne e deixe dourar. Diminua o fogo e coloque tomate, grão-de-bico cozido, extrato de tomate e a pimenta. Refogue. Cubra com água e mexa bem. Deixe levantar fervura e adicione o resto dos ingredientes, menos o broto de feijão. Misture. Deixe semi-tampado até formar um caldo espesso. Acrescente o broto de feijão já com o fogo desligado. Sirva quente.

Fonte: CyberDiet