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Alimentação Leve para o Verão

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Para curtir o verão e tudo de bom que essa estação maravilhosa lhe oferece é preciso ter uma alimentação leve, saudável, se hidratar e ficar atento com os perigos de contaminação.

Folhas e verduras
Folhas e verduras. Foto: Reprodução

Frutas, verduras, legumes, peixe e frango não podem faltar, pois favorecem a digestão. Os cereais, de preferência integrais, e as leguminosas (grãos) também devem ser consumidas devido aos seus nutrientes e fibras presentes. Prefira os queijos magros e leite desnatado. Opte por alimentos naturais, frescos. Evite os industrializados, alimentos gordurosos, frituras, pois eles tornam o processo de digestão mais lento, dando aquela sensação de empanturramento.

Além de todas as funções, os alimentos leves e saudáveis, se bem conservados diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxiinfecções, freqüentes no verão. Sintomas de náuseas, vômitos e diarreia derrubam qualquer um e podem causar desidratação.

Nesta estação, devido ao calor e umidade, a proliferação bacteriana é maior, o que deve aumentar também os cuidados com os alimentos. Veja a seguir algumas dicas:

» Mantenha os alimentos refrigerados. Somente retire do refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira.

» Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são freqüentemente expostos em ambiente que não o refrigerado.

» Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão e sanduíches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração.

Quanto aos líquidos, água! Com o calor você transpira mais e precisa repor constantemente essa perda, para que não cause a desidratação. Para evitar que isso ocorra abuse dos líquidos: água de coco, sucos de frutas, chás e principalmente da água.

Por Roberta dos Santos Silva (Nutricionista-chefe do programa CyberDiet)

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Receita do Mês: Sorvete de Maracujá Light

Aprenda a fazer um delicioso sorvete de maracujá light e refresque-se nesse verão. São apenas 185 kcal (calorias) por porção, cada porção = 90 g (1 bola grande). Rendimento: 9 porções. Quem fizer a receita, volta aqui pra dizer se gostou, ok!

Sorvete de Maracujá Light
Sorvete de Maracujá Light. Foto: Reprodução

INGREDIENTES

• 3 gemas
• 1 lata de leite condensado light
• 1 xícara (chá) de polpa de maracujá
• 1 lata de creme de leite light
• 9 maracujás para enfeitar (sem a polpa)

MODO DE PREPARO

Bata as gemas com o leite condensado light na batedeira até ficar esbranquiçado. Junte a polpa de maracujá e leve ao fogo até obter um creme. Retire do fogo e adicione o creme de leite light. Leve ao congelador até endurecer. Bata mais 3 vezes durante o congelamento, ou a cada 2 horas. Para servir: corte a parte superior de maracujás e esvazie a polpa com o auxílio de uma colher. Recheie cada uma delas com o sorvete.

Fonte: CyberDiet