Início PALADAR AVEIA: saúde em sua mesa

AVEIA: saúde em sua mesa

109
Compartilhe

A aveia é um cereal altamente nutritivo, além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, é rica em fibras. O tipo de fibra presente na aveia é solúvel, que de acordo com pesquisas podem diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Essa fibra solúvel chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), e também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e controle da glicemia.

Para os que desejam emagrecer a aveia também é um excelente alimento para saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico, dessa forma controla melhor o seu apetite.

A diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Alguns estudos sugerem para os que estão com os níveis alterados de colesterol consumirem diariamente a aveia, o equivalente a meio copo.

Por Roberta dos Santos Silva (Nutricionista-chefe do programa CyberDiet)

———————————————————————————————————————

Receita do Mês: Torta de Frango com Purê de Batata e Aveia

São apenas 180 kcal (calorias) por porção, cada porção = 85g (1 pedaço médio). Rendimento: 8 porções. Quem fizer a receita, volta aqui pra dizer se gostou, ok!


INGREDIENTES

• 1 peito de frango desossado cozido e desfiado
• 1 xícara (chá) de ervilha
• 1 xícara (chá) de aveia em flocos Quaker
• 2 ovos cozidos e picados
• sal a gosto
• 2 colheres (sopa) de queijo ralado
• 2 colher (sopa) de manteiga
• 1 colher (sopa) de salsinha
• 500 g de purê de batatas

MODO DE PREPARO

Forre o fundo de um refratário com o purê de batatas e, por cima, espalhe o frango, as ervilhas e os ovos cozidos. Cubra a torta com uma mistura de aveia, sal, queijo ralado, a manteiga e a salsinha. Leve ao forno médio por aproximadamente 40 minutos.

Fonte: CyberDiet