Início PALADAR Gastronomia Comidas que você não sabia que eram chinesas

Comidas que você não sabia que eram chinesas

45
Compartilhe

As contribuições gastronômicas que os chineses deram ao mundo não se restringem apenas ao sushi, como já até falamos aqui, ou aos rolinhos primavera e os biscoitinhos da sorte que você geralmente pede no seu restaurante favorito. Inúmeros alimentos conhecidos e consumidos em todo o planeta possuem suas raízes históricas ligadas ao povo asiático.

china lanterns.
Foto: Reprodução

Ketchup

Você pode achar que é coisa de americano, mas ele surgiu na China – com um forte molho condimentado com peixe – e ganhou o tomate no Reino Unido e o vinagre e o açúcar que o caracteriza nos EUA. Hoje o mundo todo consome e adora.

Sorvete

Os italianos se tornaram os grandes conhecedores do assunto, mas também foram os asiáticos que o inventaram ao misturar leite ao gelo e saboreá-lo com frutas ou oleaginosas.

Macarrão

Outra comida de origem chinesa que surpreende muitos desavisados. Os italianos, mais uma vez, inventaram mil maneiras de consumi-lo, mas os chineses já o saboreavam há mais de 4 mil anos – conforme estudos arqueológicos confirmaram. Impressionante!

Kiwi

O nome foi dado pelos neozelandeses, mas sua origem é chinesa – bem como os pêssegos e as laranjas. Com um sabor único, eles se tornaram mais conhecidos após o fim da Guerra Fria, quando um trabalho de marketing específico popularizou a fruta em todo o planeta.

Missô

Popularmente difundida pelos restaurantes japoneses, a massa de soja cozida – saborizada por trigo, milho ou outro cereal – também tem origem na terra da Grande Muralha. Presente tanto em pratos salgados como nos doces, o alimento pode ser encontrado pré-cozido em lojas asiáticas.