Início PALADAR Como se comportar no Happy Hour

Como se comportar no Happy Hour

57

Nos dias quentes fica difícil resistir aquele convite do pessoal do trabalho para tomar uma cervejinha no fim do expediente, não é verdade? Se você souber se comportar nessas ocasiões e não aceitar esse convite diariamente, não terá problemas com a balança. Veja algumas dicas que preparei para você:

– Primeiro lugar não esqueça de fazer o lanche da tarde no seu trabalho, não vá para o bar com fome, assim ficará difícil resistir, além de você correr o risco de passar mal, caso só beba bebida alcoólica.

– Batata, mandioca (aipim), polenta, camarão, peixe e lingüiça são exemplos de petiscos fritos que devem ser evitados. Quando submetidos à imersão, tais alimentos incorporam grande quantidade de óleo, aumentando de forma significativa o valor calórico da preparação.

– Outros alimentos que não são fritos, mas também fornecem grande quantidade de gordura e por isso devem ser evitados são os queijos amarelos e embutidos, como provolone, parmesão, queijo suíço, prato, salame e presunto.

– Cuidado com o amendoim, você consome sem perceber uma quantidade abusiva. Para se ter uma idéia 1 xícara de amendoim tem mais de 500kcal.

– Porção de salgado assado, pastel de forno, torradas, pão com alho, bruscheta, salsicha, palmito em conserva, picles, kani kama, tremoços, azeitona, queijo minas são boas opções de petiscos.

– Cerveja! Torna-se um desafio tentar se controlar depois do primeiro gole, especialmente se você é o único na roda de amigos que está em busca de um corpo saudável. Mas não esqueça, moderação! A cerveja light e sem álcool apresentam bem menos calorias.

– O chopp e a cerveja tem calorias aproximadas, mas caipirinha, vodka, whisky tem bem mais. Não misture tipos diferentes de bebidas alcoólicas.

– Para os que vão ao happy hour e não tem o costume de ingerir bebida alcóolica, a dica é dar preferência à água, refrigerante light ou suco natural (sem açúcar ou com adoçante).

Por Roberta dos Santos Silva (Nutricionista-chefe do programa CyberDiet)

———————————————————————————————————————

Receita do Mês: Peito de Peru ao Molho de Laranja

Aprenda a fazer essa deliciosa receita de fim de ano. São apenas 137 kcal (calorias) por porção, cada porção = 102 g (1 fatia com molho). Rendimento: 26 porções. Quem fizer a receita, volta aqui pra dizer se gostou, ok!

INGREDIENTES

• 1 peito de peru (1,5 kg)
• 6 laranjas
• 1 colher (sobremesa) de mostarda
• 60 g de açúcar mascavo
• 20 ml de vinho branco
• 2,5 g de noz moscada

MODO DE PREPARO

Coloque o peito de peru em uma assadeira. Esprema as laranjas e regue no peito de peru. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200°C), previamente aquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel. Acrescente o vinho branco e complete o cozimento por mais cerca de meia hora. Retire o peito de peru, coloque em uma travessa e com o caldo do assado, junte açúcar mascavo, a mostarda e a noz moscada. Coloque no fogo para ferver. Procure desprender todos os resíduos e mexa bem. Se necessário acrescente um pouco de água. Passe por uma peneira e coloque em uma molheira.

Fonte: CyberDiet