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Os Benefícios do Coco para a Saúde

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Nestes dias quentes de Verão muitas pessoas optam pela água de coco para se refrescar. Mas você sabia que a água de coco além de refrescar e matar a sede, tem minerais e vitaminas que fazem bem à sua saúde?

A água do coco é encontrada em maior abundância no coco ainda verde e as quantidades dos nutrientes variam de acordo com o estágio de maturação da fruta. Quanto mais amadurecido maior a quantidade de gordura e quanto mais verde, maior a quantidade de vitamina C.

Por ser fonte de minerais como sódio e potássio é excelente para o verão, pois repõe rapidamente as perdas desses minerais através da urina e pele, e ainda evita a desidratação. Mas outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro.

Entre as vitaminas, em maior quantidade encontramos as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C. As duas últimas são consideradas poderosos antioxidantes que atuam na proteção das células contra a ação dos radicais livres. E não é só isso, a vitamina C atua no sistema imunológico aumentando a resistência contra infecções, colabora com a absorção de ferro no organismo e auxilia na prevenção de câncer de estômago e pulmão.

Apesar dos diversos benefícios em beber água de coco, convém não exagerar na quantidade consumida, pois ao contrário da água natural, a água de coco contém calorias, em média 40kcal por 200ml, o que corresponde a 1 copo.

Mas não é só a água do coco que pode ser aproveitada, a polpa do coco também traz benefícios, devido ao seu alto teor de fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino. Mas diferentemente da água de coco, a polpa é extremamente calórica, cada 100g tem aproximadamente 370kcal.

Muito tem se falado também sobre o óleo de coco e seus benefícios para a saúde. Alguns estudos sugerem que o produto passou de vilão para mocinho. Acredita-se que o óleo de coco tem efeito positivo no aumento dos níveis do considerado “bom colesterol” (HDL) e redução do “mau colesterol (LDL), auxiliando assim na prevenção de doenças cardiovasculares. Devido a sua alta concentração de vitamina E, também excerce função antioxidante prevenindo contra a ação dos radicais livres.

O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que contém alta concentração de ácido láurico, o mesmo presente no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular desse ácido protege o organismo contra vírus, bactérias, fungos, etc e ainda ajuda na regularização intestinal, tanto em casos de diarréia quanto prisão de ventre.

Para melhor usufruir dos benefícios do óleo é necessário saber escolher. Os mais indicados são o de origem orgânica e extraídos a frio, os conhecidos como “virgens” ou “extra virgens”. Mas é importante que fique atento também à quantidade utilizada, pois 1 colher de sopa de óleo tem aproximadamente 120kcal. Com todas essas vantagens que tal incluir o coco na sua alimentação!

Por Camila Rebouças de Castro (Nutricionista do programa CyberDiet)

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Receita do Mês: Coquetel de Frutas e Água de Coco

Aprenda a fazer um SUPER coquetel com água de coco e refresque-se nesse verão. São apenas 210 kcal (calorias) por porção, cada porção = 290 ml. Rendimento: 1 porção. Quem fizer a receita, volta aqui pra dizer se gostou, ok!

INGREDIENTES

• 1 unid de pêssego em calda
• 100 ml de suco de goiaba
• 50 ml de água de coco
• 1 lasca de gengibre
• 1 colher (sopa) de mel
• gelo moído

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador o pêssego em caldas, o suco de goiaba e a água de coco. Em seguida, em uma coqueteleira, junte pequenas lascas de gengibre, mel e gelo moído. Para decorar, use um cubinho de gengibre, um cubinho de pêssego em calda e a pontinha de uma carambola. Com um palito, prenda o pêssego, em seguida o gengibre e na ponta a carambola. (Receita produzida no bar aBodega – Santos/SP).

Fonte: CyberDiet