Início 7º SENTIDO Horóscopo chinês: Quando a ciência e o misticismo se misturam

Horóscopo chinês: Quando a ciência e o misticismo se misturam

1006
Compartilhe

Não é de hoje que os horóscopos despertam grande magia e curiosidade até mesmo nas pessoas mais lógicas. Desde os primórdios da civilização humana, os estudos acerca da medicina, física, matemática e diversas outras ciências foram moldados com bases astronômicas.

Dragão no horóscopo chinês.

Aqui no ocidente, seguimos o horóscopo de 12 meses, nos signos que compõem o zodíaco da nossa galáxia, Via Láctea. Contudo, na China, outra simbologia é analisada para denominar os 12 signos que moldam o horóscopo chinês.

São ainda misteriosas as origens destes doze animais da astrologia chinesa: Coelho, Dragão, Serpente, Rato, Boi, Tigre, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Esses são os animais que fecham a chave de importantes combinações para a astrologia chinesa e seu significado é muito mais amplo que simplesmente representar a tendência do ano, possibilidades de felicidade ou infortúnio que nos aguardam. Os doze animais têm, como um significado profundo e comportamental e são considerados como um reflexo do próprio Universo.

Os chineses sempre acreditaram que sua história estivesse relacionada com os céus. Chamavam sua terra de o Reino do Meio, a qual, representava o Reino celestial, onde as estrelas nunca paravam de brilhar ou se punham.

Tão marcante era a influência do horóscopo na China antiga que, até mesmo os palácios eram construídos de forma a se adequarem à simbologia astrológica. Havia um determinado palácio para cada estação do ano e todos eles eram a representação terrena do reino celeste.

Ao longo dos tempos, sobretudo na cultura ocidental e, principalmente no último século, as pessoas começaram a se tornar cada vez mais desconectadas do seu lado intuitivo, tendo suas diretrizes moldadas em uma pseudo lógica científica, onde todos os conhecimentos só possuíam valia após amostras de uma comprovação exata [?]. Contudo, personalidades importantes como Sócrates, Hipócrates, Goethe, Leonardo Da Vinci e outros grandes gênios, deixaram sua contribuição para a construção da leitura dos portais que constituíram a leitura universal que cruza a ciência, a mistificação e a simbologia.

Além do Zodíaco Chinês, os astrólogos-astrônomos também deixaram ao mundo outras valiosas contribuições. Acreditavam que os cometas eram emanações dos planetas e foram eles [os chineses] os primeiros a observar o cometa Halley em 240 a.C. com o pouco material e tecnologia que possuíam. Dividiram o ano em exatamente 365 ¼ dias em 444 a.C., tal como fez Júlio César quando introduziu o nosso atual calendário, e, a partir daí, nasceu a cronologia.

Também as enchentes e as secas podiam ser previstas astronomicamente desde 300 a.C. e o grande papel desses sábios era dos mais decisivos na administração econômica, política e judiciária de todo o país. As manchas solares eram cuidadosamente registradas desde 28 a.C., pois calculava-se o sucesso ou fracasso na agricultura que refletiria na agronomia e estava intimamente ligado a esse fenômeno solar. As plantas, os efeitos radioativos, as chuvas, o crescimento dos cabelos, a seca; tudo era conferido aos planetas em seus elementos e direções; Júpiter = (madeira, leste); Marte = (fogo, sul); Saturno = (terra, centro); Vênus = (metal, oeste) e Mercúrio = (água, norte).

Alguns dos animais que compõem a ciência zodiacal não só dão seu nome aos doze meses, como também aos ciclos de horários e aos ciclos de 12 meses. Esse Zodíaco parece ter sido usado desde 500 a.C.

Signos do horóscopo chinês.

Uma lenda conta que, Buda teria convidado todos os animais da criação para uma grande festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Mas apenas doze animais compareceram e, como recompensa, ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato; o Boi; o Tigre; o Coelho; o Dragão; a Cobra; o Cavalo; a Cabra; o Galo; o Macaco; o Cão; o Porco. Há também o Cavalo de Fogo que rege a cada 60 anos.

E assim é. Cada período de exatas duas horas corresponde à regência de um signo. Para saber quais são as suas características e o que você pode herdar do signo da hora do seu nascimento, basta clicar aqui e procurar o seu signo regente.

Compartilhe
AnteriorA Teoria de Tudo e um pouco sobre o amor
PróximoDoando Ovos de Páscoa
Redatora Publicitária, Marqueteira, Roteirista e Country Manager. Amante das artes, ocultismo e, principalmente, de bichos. É ativista pelo Direito dos Animais, vegana e desenvolve ações de merchandising social, sustentabilidade e consciência ecológica.