Início 7º SENTIDO O que é a coragem?

O que é a coragem?

Compartilhe

Queres que eu te diga o que é a coragem? Pois eu digo-te. É saltares para o mundo, para o meio do desconhecido e entrares na casa de quem julgas conheceres alguma coisa e descobrires que cada dia será tão ou mais difícil que o anterior e mesmo assim dizeres à vida: “Olha, estou aqui e não me vou embora enquanto não conseguir o que pretendo! Eu não venho por mal, mas sim por bem. Venho para vencer os dragões e os dinossauros, mas com dignidade e cabeça erguida.”

Escalada com coragem pra conseguir vencer.
Coragem pra conseguir vencer. Foto: Reprodução

É viveres cada dia no meio de tudo o que mais repudias e mesmo assim manteres fiel aos teus princípios. É ouvires tudo o que de mais absurdo possas imaginar e manter o teu espírito nas cores certas para não perderes o teu norte. É sofreres na pele a humilhação vinda de quem deveria respeitar-te e mesmo assim manteres a dignidade, mesmo que esta seja o ridículo aos olhos de quem te ridiculariza.

É aceitares que aconteça o que acontecer nada temerás, mesmo que na realidade estejas tão cheio de medo que nem consigas pensar. É viver debaixo de fogo cruzado, obsessões de grandeza desmesurada e ambições desmedidas, e manteres a tua linha sem deixares qualquer beliscadela ou ferida te desviar do teu propósito.

Coragem é estar com um medo que te aterroriza à noite, até com luz acesa, e mesmo assim conseguir adormecer sentindo o frio gelado que paira no ar. É ser como um novo cristão lembrando os velhos cristãos, cuja fé não esmorece mesmo que o mundo aparente ruir, mesmo que tudo pareça escuro e demore a clarear.

Queres saber o que ganhas com a coragem? Eu digo-te. Todas aquelas coisas que antes achavas luxo, passas a ver que afinal são lixo. A tua noção de pessoa muda, porque finalmente percebes a verdadeira necessidade de seres visto como pessoa. Os que consideramos diferentes ganham uma beleza única, apenas porque tiveste coragem de olhares a ti mesmo e aos outros como pessoas, e sabe tão bem encontrares a beleza de se ser “pessoa”.

Todas aquelas coisas com as quais implicavas, passas a achar graça e a dar Graças a Deus por elas existirem. Todas as coisas que alguma vez te incomodaram deixam de existir, porque o teu mundo passa a estar ocupado por coisas maiores. A tua paz passa a estar nas coisas mais simples do mundo. Um sorriso, um cumprimento delicado, uma brincadeira de uma criança inocente, as nuvens e o reflexo do Sol nelas, as cores do que é diferente, as árvores, os pássaros que os nativos da terra ignoram, mas que aos teus olhos têm uma beleza ímpar. Até o frio da rua é agradável, o cheiro da terra úmida, os carros que vêm do lado errado…

Waterline esporte, modalidade do Slackline, é andar na corda bamba e conseguir manter-se equilibrado.
Estar na corda bamba e conseguir manter-se equilibrado. Foto: Reprodução

As coisas antes tão banais ganham o valor que realmente tinham e que apenas ignorávamos. A coragem no meio do que nos limita transforma-nos em pessoas se já tivermos a raiz certa dentro de nós, faz vir ao de cima o melhor que habita em nós se em nós habitar o melhor. A coragem faz-nos ir mais além mesmo que as forças que te envolvem sejam contrárias à tua vontade, mesmo que o que pretendas seja contrario à vontade reinante, mesmo que a tua energia atinja os níveis mais baixos, sabes que ela não esgotará se tiver ligada à fonte certa. Mesmo que pareça que vais sucumbir, a coragem levar-te-á sempre mais longe.

A coragem faz-te viver o que antes eram só palavras. Faz-te crescer mais que tudo o que viveste até então. Faz-te ser o que nunca achasse ser capaz de ser. Afinal as feridas serviram para alguma coisa e saram. Mesmo que deixem cicatrizes feias, mesmo que a sua aparência seja aparentemente rude, cresces muito mais do que os que apenas conheceram as suas palavras. Cresces orgulhoso do teu crescimento, orgulhoso do que conseguiste superar. Consegues dar Graças a Deus por cada sofrimento que passaste e que te fez ser uma versão melhorada de tudo o que sempre esteve aí à espera de saltar cá para fora. Todo esse maravilhoso ser que habita dentro de ti… Se em ti habita um ser maravilhoso.

A ti… Coragem!