Início 7º SENTIDO Autoestima Vai devagar!

Vai devagar!

250
Compartilhe

Existem poucas expressões que transmitem tanta inquietação quanto ano de vestibular.

Ano de vestibular, estudos, ansiedade, organização.
Foto: Reprodução

O desgaste físico, mental e emocional é fora do comum. Você ainda é bombardeado com reportagens que mostram os (raros) jovens aprovados em determinado curso, que estudavam 10 horas por dia e mesmo assim, tinham tempo de sair nos finais de semana, brincar com o cachorro e até atualizar o Facebook.

Mas e você? Com matéria acumulada, noites de insônia, roendo as unhas, procrastinando, cheio de incertezas, com baixa autoestima e uma nova companheira do cotidiano – a ansiedade. Mas não, você NÃO tem que ser como aqueles jovens, você não tem que ceder à pressão dos seus pais, dos seus professores, daquela tia de longe que veio te visitar e tampouco a pressão que você se faz.

Cobranças são necessárias, mas quando feitas em excesso, prejudicam muito mais do que se imagina… Organize-se, não abdique seu tempo de lazer, ouça sua música preferida, respire, converse com um amigo, alimente-se bem, estabeleça uma meta, foque nas matérias que você sente mais dificuldade, beba água, concentre-se, mas NÃO se sobrecarregue.

Esse ano é importante, porém, você não precisa pôr em mente que é o ano decisório na sua vida ou que você DEVE ter a certeza do que cursar. Como disse o grande mestre Raul Seixas: tente outra vez! Você já é um vencedor por não enlouquecer depois de um ano repleto de pressões e angústias. Vai devagar.