Início 6º SENTIDO Positividade

Positividade

95
Compartilhe

Ao longo do teu caminho passarás por inúmeros momentos delicados, em que a efemeridade de nossa existência parecerá mais evidente do que nunca. Tanto momentos onde pareces ser capaz de guiar teu destino, quanto outros onde te sentes completamente a mercê dele. Em todos, porém terás aquela sensação de estar vivendo minutos que mudarão o resto da tua vida. Este tipo de presença consciente é o que te permite segurar ao menos uma das rédeas dessas mudanças.

I against I by vaporization
I against I” by vaporization (Mikk Metsniit).

“Estamos mesmo no comando de nossa vida? A ciência tem mais de uma resposta: por um lado, o conceito de destino é imaginação pura. Por outro, a própria realidade é uma ilusão.” (Superinteressante, Jan/2011). Já no livro Comer, Rezar, Amar – a autora valida as duas situações comparando-as com dois cavalos: um dos quais não tens controle algum, e outro que controlas completamente. Você não pode interferir mudando o clima, não pode voltar e pedir para nascer em outra família, não pode prever quem vai passar por você na rua ou escolher que questões vai responder no Enem. Você não pode mudar o que o acaso já consumou como fato ou pedir para trocar o fardo que seu destino te levou a carregar. Mas existe uma série de coisas na sua vida que estão sobre o seu total comando, e muitas vezes essas ações tem consequências determinantes na sua história.

É como se o seu caminho, sua história, fosse uma espécie de relacionamento com o mundo. Uma interação entre o acaso aleatório e o esforço pessoal direcionado. Ao nos esforçarmos para manter-se alertas, conscientemente presentes em todos os instantes, estaremos mais próximos de conseguir o controle pleno daquilo em que podemos interferir. Traçar metas, articular objetivos e desejos, refletir sobre o que quer da vida já é metade do caminho para isso. Grande parte das pessoas deprimidas se dizem infelizes simplesmente pelo hábito de se sentirem assim. Estão literalmente viciados em serem pessimistas. E quando questionados sobre o que os incomoda, o que eles gostariam que fosse diferente, o que eles querem, a maioria hesita pois nunca se perguntou nada parecido. Se não sabes articular o que quer, como pretende consegui-lo?

Para algumas pessoas a ideia de que seus pensamentos afetam sua existência é um tanto complicada. Falar com todas as letras que podemos selecionar nossos pensamentos então, parece conversa de louco. O cérebro é o órgão mais poderoso que temos, e quem quer tanto assim deter o máximo de controle sobre sua vida, deve trabalhar a mente. Ele é o único sistema que deveríamos tentar controlar. Observe que basta uma vaga lembrança para nosso corpo ser tomado de um pavor horripilante ou de uma alegria contagiante. Você pode não saber conscientemente disso, mas são os pensamentos que detém ou impulsionam as pessoas na busca por aquilo que a mente imagina e o coração deseja.

Então, que tal começar com um exercício simples: Bloquear pensamentos repetitivos. Quem nunca ficou relembrando aquela briga ou aquele encontro sem parar, revendo cada palavra, cada passo, se perguntando o que deu errado? Sempre que se sentir obcecado por algum tipo de emoção – interrompa-a! Não sufoque sua mente, não bloqueie suas ideias. Ao invés disso, tente ir para qualquer direção completamente oposta. Você está se sentindo fraco? Transforme esse sentimento em uma ação energizante. Está com medo? Lembre-se de como as coisas parecem pequenas depois que o tempo passa. De como nossos problemas parecem tão mais simples para quem vê do lado de fora. Cada pessoa interpreta a vida de uma maneira única e pessoal. Está com raiva? Que tal transforma-la em uma conversa amistosa, uma palavra de apoio a algum amigo ou um gesto de carinho no seu bichinho de estimação? Basta dar o primeiro passo.

Não estou dizendo que controlar o que se passa na mente é uma coisa fácil, porque de fato não é! Mas como tudo na vida, a prática leva a perfeição. Este hábito vai fazer de você o principal expoente e mantenedor da sua felicidade, e não mais um dos fatores que nublam o seu dia. Compreenda que existem certos pensamentos que simplesmente não merecem um lugar na sua mente, pois tudo o que fazem é poluir suas ideias. Quando isso fizer sentido e você conseguir afastar a negatividade de sua cabeça, perceberá mais claramente toda capacidade que tens de reger a sua vida.

———————————————————————————————————————————————-

Mariah ZnukMariah é gaúcha, irreverente, estuda Design e gosta de escrever nas horas vagas. Apaixonada pela natureza e por todas as formas de expressão artística – é viciada em filosofias alternativas, não vive sem música e adora uma polêmica. Aquariana até o último fio de cabelo, ama tudo o que foge do dito normal e acredita que a melhor maneira de fazer as pessoas acordarem, é dando-as um choque de realidade.

Compartilhe
AnteriorFestival SWU 2011
PróximoKristen Stewart além de Bella Swan

Gaúcha, irreverente, estuda Design e gosta de escrever nas horas vagas. Apaixonada pela natureza e por todas as formas de expressão artística – é viciada em filosofias alternativas, não vive sem música e adora uma polêmica. Aquariana até o último fio de cabelo, ama tudo o que foge do dito normal e acredita que a melhor maneira de fazer as pessoas acordarem, é dando-as um choque de realidade.

  • Oi Mariah, gostei mto do seu texto!
    Tava precisando ler isso, ando meio dispersa e sem concentração. Acho q é mto trabalho, mas vou tentar aplicar esses ensinamentos q vc me trouxe. Parabéns a vc e o Ativar q sempre traz coisas boas pra gente. Abraço.

  • Mariah Znuk

    Heyy muito obrigada Bárbara!!
    Com o tempo você ganha prática, tenho certeza que tu logo já vai sentir q diferença banir pensamentos negativos faz no teu dia. Ainda vou falar mais sobre isso x) Beijão

  • amei amiga!!!!!!!