Início TATO Barcelona Siempre!

Barcelona Siempre!

136
Compartilhe

É bastante natural ter uma ligação emocional com uma cidade em que se morou, talvez por isso, em minha opinião, Barcelona seja sempre o melhor destino da Europa.

Sagrada Família de Barcelona
A obra-prima desenhada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí. © Sagrada Família

Colorida, alegre e altamente cosmopolita, a principal cidade da Catalunya recebe seus visitantes de braços abertos. Atrações não faltam por ali. E não é preciso ir a um local específico. Suas ruas são lindamente enfeitadas por uma arquitetura que é uma verdadeira obra de arte. As obras de Gaudí e o seu modernismo espalhado pelos quarteirões convivem harmoniosamente com o estilo Gótico e Contemporâneo; estética que faz bem aos olhos e conforta o coração nostálgico por outras eras.

Sagrada Família - Antoni Gaudí
O projeto teve início em 1882, e até hoje está em construção. © Sagrada Família

Caminhadas pelo Passeig de Gràcia, Las Ramblas, Barrio Gótico e El Born são obrigatórias. Uma pausa no “mercado centralLa Boqueria encanta por tantas opções deliciosas.

Essa antiga moderna cidade oferece as mais variadas opções de lazer: é possível ir a um renomado restaurante sofisticado ou a uma charmosa terraza de esquina. De um Port Vell, a um movimentado Porto Olímpico. De uma casa de show patrimônio mundial, como o Palau de la Música Catalana, a tantos clubs e bares espalhados pela cidade. Barcelona não dorme.

O lagarto-dragão no Parc Güell
O lagarto-dragão é revestido de azulejo e recepciona os visitantes do Parc Güell. Foto: Böhringer Friedrich

Do mirante colorido de mosaicos do Parc Güell dá pra ver a cidade planejada com seus quarteirões bem distribuídos. De lá também dá pra ver o mar Mediterrâneo. Do alto da montanha do Tibidabo dá pra ver ainda mais. De todos os ângulos, Barcelona “me encanta!” Que linda é essa cidade. Completa, oferece Museus, Teatros e Igrejas que são pura inspiração. A Catedral, a Sagrada Família são só alguns exemplos de passeios imperdíveis.

Perfeita em qualquer estação, Barcelona tem um inverno ameno (em comparação com as outras cidades turísticas da Europa), com um clima perfeito para degustar um bom vinho espanhol. Tem uma primavera florida, de Ramblas adornadas e quiosques de flores, deixando tudo bem romântico. Um outono fresco, com parques verdinhos de folhagens sob a grama e cheiro de chuva. No verão, não tem jeito, com o calor que faz, só indo refrescar-se no mar! As muitas praias (não tão lindas como as do Brasil), são divertidas com chiringuitos e sol até à noite.

Estádio do Barcelona FC
Nova identidade do estádio do Barcelona, em comemoração ao 50º aniversário. Projeto: Foster + Partners

Pra quem gosta de futebol, visitar o Camp Nou é uma forma de ver de perto a modernidade do futebol espanhol, e descobrir a paixão do torcedor catalão por seu time, principalmente se for em um clássico como Barça x Real Madrid!

Um passeio especial para os mais sensíveis é assistir as coreografias da água iluminada, ao som de música clássica de primeiríssima qualidade, nas Fontes Luminosas de Montjuic. Simplesmente emocionante.

Barcelona é fascinante. Vale a pena ir, (morar), voltar, e revisitar muitas vezes.

———————————————————————————————————————————————-

Brisa TorresBrisa Torres é redatora publicitária, roteirista e apresentadora. Criativa, ama escrever e adora viajar. Cidadã do mundo, está sempre de malas prontas: já morou em outras cidades, em outros países. É uma curiosa: gosta de se descobrir, de conhecer gente, novos cantos, desmistificar culturas, aprender línguas e, claro, escrever sobre tudo isso. Quer saber mais? Acesse o portfolio e siga @brisa_torres

  • Daniel Uchoa Peixoto

    Espero um dia conhecer ! !