Início TATO Cadeira feita com pneus de bicicletas

Cadeira feita com pneus de bicicletas

777
Compartilhe

Em 2010, a designer Valesca Bender foi a vencedora do concurso “A Dança das Cadeiras”, evento comemorativo aos 40 anos de fundação da CRIART – Escola de Artes Decorativas, sendo realizado de 16 a 22 de setembro em Porto Alegre. Ela desenvolveu uma cadeira sustentável feita com pneus de bicicletas e madeira reutilizadas de móveis antigos, batizada de cadeira EcoHelp. Vamos conferir?

Cadeira EcoHelp, uma criação da designer Valesca Bender
Cadeira EcoHelp, uma criação da designer Valesca Bender.

Segundo conta Valesca: “Faltando três semanas para entrega das cadeiras para o concurso, o pneu da minha bicicleta furou! Chegando na oficina ciclista, me deparei com muitos pneus amontoados. Comecei um interrogatório sobre a reciclagem dos pneus. E a surpresa: Os donos da bicicletaria disseram que prefeitura não recolhe os pneus, então para descarta-los eles vão juntando no depósito (a céu aberto) e depois os queimam ou picotam e colocam nos sacos de lixo convencional para coleta levar. Visitei mais de 7 oficinas ciclistas e a maioria faz a mesma coisa. Um absurdo, já que este material poderia ser reciclado e virar asfalto por exemplo, nem isso eles sabiam!

Entenda as etapas do processo de produção da EcoHelp:

Processo de produção da cadeira EcoHelp, feita pela designer Valesca Bender
1ª etapa do processo de produção. Foto: Reprodução
Processo de produção da cadeira EcoHelp, feita pela designer Valesca Bender
2ª etapa do processo de produção. Foto: Reprodução
Processo de produção da cadeira EcoHelp, feito pela designer Valesca Bender
3ª etapa do processo de produção. Foto: Reprodução
A cadeira EcoHelp em exposição
A cadeira EcoHelp em exposição. Foto: Reprodução

…Meu pneu furado, foi um sinal. Um sinal de que podemos construir uma sociedade mais justa e sustentável. Mudar atitudes e fazer coisas belíssimas, reciclando os materiais e as idéias das pessoas. Eu tinha me desafiado a utilizar algo que realmente necessitasse ser reciclado e que pudesse ajudar a resolver um problema aqui da minha cidade. A cadeira foi desenhada no mesmo dia que o pneu furou. Meu desafio não parou por aí. Eu queria que a cadeira fosse totalmente produzida a partir de materiais reciclados. Reutilizei a madeira das portas dos armários da minha cozinha antiga para fazer a estrutura dos pés e do assento. E, passeando por uma rua, vi uma senhora colocando um sofá fora, que recolhi e serviu para fazer o encosto e os pés traseiros. Precisei adequar um pouco o desenho do encosto da EcoHelp, que era mais inclinado, para poder reaproveitar o material da base do sofá.”

Inclusive, uma das idéias de Ecodesign Sustentável da Valesca Bender acaba de ser selecionada entre os 11 projetos do POAxIdea, uma atividade que vai permitir que uma dentre milhares de pessoas que se inspiraram com o TEDxPortoAlegre possa ter a oportunidade de receber uma assessoria para desenvolvê-la como negócio. Então é isso, a partir da próxima semana, vamos votar na Valesca.

Fonte: Coletivo Verde, Blog da Valesca Bender.