Início TATO Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

35
Compartilhe

O sucesso desta data depende da sua participação. Confira alguns eventos que vão celebrar este dia tão importante e participe de ações inclusivas. Esta é uma luta de todos nós!

A 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da ONU, realizada em 14 de outubro de 1992, adotou o dia 3 de dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data escolhida coincide com o dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembléia Geral da ONU, em 1982.

A ONU calcula que no mundo existam cerca de 600 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Por isso, entidades mundiais da área esperam que com a criação do dia todos os países passem a comemorar a data, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação das pessoas com deficiência no mundo. O sucesso da iniciativa vai depender diretamente do envolvimento da sociedade, que deve estabelecer estratégias para manter o tema em evidência.

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Prefeitura, Governo do Estado e entidades da sociedade civil organizaram uma série de eventos de cultura e lazer.

Instituto Mara Gabrilli lança campanha de moda inclusiva

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), no Sonique Bar, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) e a marca Hey!U lançam uma linha de moda inclusiva. A coleção Easy Put será composta de roupas práticas e fáceis de vestir. Para o evento de lançamento serão vendidas as primeiras peças da grife: camisetas com estampas exclusivas, nos modelos masculino e feminino. A verba arrecadada será usada em projetos da ONG – que apoia atletas com deficiência e fomenta pesquisas com células-tronco.

Todas as peças da coleção têm identificação com toque braille, que descrevem a cor, o tamanho e a estamparia da peça. A ergonomia e o caimento também foram pensados durante a criação das roupas. As t-shirts podem ser encontradas nos tamanhos P, M e G. O modelo masculino tem nas costas a imagem da espinha dorsal com todas as vértebras e seus nervos, remetendo à consciência de nosso corpo, lembrando o que tem por baixo da pele A feminina traz a imagem de uma sereia charmosa em sua carruagem cheia de detalhes…

Virada Inclusiva

Show de rock com audiodescrição e Libras, exposições, oficinas culturais e debates sobre direitos das pessoas com deficiência são os destaques do evento, que acontece nos dias 3, 4 e 9 de dezembro.

A programação começa às 9h do dia 3, no Memorial da América Latina, onde acontecem oficinas de música, apresentações de dança, capoeira e mostra de curtas-metragens durante todo o dia…

Passeata Superação

No dia 4, sob coordenação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), o Centro da cidade recebe a já tradicional passeata do Movimento Superação, com saída às 12h da Praça da República e destino ao Vale do Anhangabaú.

Também no Anhangabaú, das 12h às 19h, acontece show musical voltado ao público jovem, com artistas com algum tipo de deficiência ao lado de nomes consagrados, como a banda NXZERO, Baby Consuelo e Luiz Melodia…

Caminhada na XV no Dia da Pessoa com Deficiência

A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência vão promover, no dia 3 de dezembro, uma caminhada no Calçadão da XV, em Curitiba. A concentração ocorrerá às 9 horas, na Praça Santos Andrade, de onde o grupo seguirá pelo Calçadão da Rua XV de Novembro em direção à Praça Osório.

A ação acontecerá no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a expectativa é reunir cerca de 2.000 pessoas, engajadas na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Entre os participantes, alunos da rede municipal de educação especial, familiares, professores e funcionários. Este ano a caminhada tem como tema “A Pessoa com Deficiência tem direitos”… clique para ver mais!

Site Oficial da Mara Gabrilli: www.maragabrilli.com.br