Início TATO RPG – Reeducação Postural Global

RPG – Reeducação Postural Global

167

RPG é uma técnica fisioterapêutica, de Reeducação Postural Global, que visa corrigir as disfunções do sistema músculo-esquelético, proporcionando reajustes posturais para reorganizações dos segmentos do corpo humano.

RPG - Reeducação Postural Global
Exercício voltado para Reeducação Postural Global (RPG). Foto: Reprodução

Criada em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, tem como princípios trabalhar através do alongamento do tecido muscular retraído, permitindo reequilíbrio dos músculos que mantém a postura. Estes músculos são trabalhados diferenciadamente de acordo com a função exercida por cada um deles, sendo estes formados por fibras musculares estáticas, músculos antigravitários (responsáveis pela nossa posição ereta) e fibras musculares dinâmicas (responsáveis pelos nossos movimentos amplos em todas as direções do espaço).

O número de pessoas que possuem dores nas costas é alto. Estima-se que entre 60% e 80% da população mundial acima de 30 anos sofra desse mal. A Lombalgia pode ser definida como qualquer dor, com ou sem perda de mobilidade, que acomete da região lombar até a prega glútea. Quando existe uma irradiação dessa dor para as pernas, ela passa a se chamar Lombociatalgia, porque nesses casos o nervo ciático está envolvido.

RPG - Reeducação Postural GlobalO método fisioterapêutico RPG pode ser indicado para pessoas de todas as idades, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente.

– Age contra dores lombares, dorsais e cervicais, Lesões por Esforços Repetitivos (LER).

– Desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, bursites, enxaquecas, torcicolos, hérnias de disco e labirintite.

– Problemas somáticos: stress, distúrbios circulatórios e digestivos.

É utilizada também para proteger contra os processos degenerativos articulares. Em crianças e jovens, previne as consequências de vícios posturais.

Atualmente este método tem sido aplicado também nos tratamentos estéticos afim de reduzir e ou prevenir o acúmulo de gordura localizada causado por má postura. A relação entre má postura e gordura localizada se dá quando há presença de algum tipo de desvio na coluna. Com o desalinhamento, o espaço entre as vértebras é comprimido, o que pode dificultar a circulação do sangue na região. A diminuição do fluxo sanguíneo, por sua vez, acarreta em retenção de líquido, em concentração de gordura e, consequentemente, no aparecimento também da temida celulite. Então, sabemos hoje que não se trata somente de ter uma boa postura, e sim de proporcionar bem estar e qualidade de vida ao ser humano.

———————————————————————————————————————————————-

Camila CarneiroCamila Carneiro é Fisioterapeuta Pós-Graduada e Especialista em Reeducação Postural. Atuante no setor de Ergonomia e Saúde do Trabalhador, também é sócia na empresa Revitalize – Centro de Saúde Integrada. Quer saber mais, acesse o site ou a página da Revitalize no Facebook.