Início TATO Sustentabilidade Vamos Fazer uma Árvore?

Vamos Fazer uma Árvore?

45
Compartilhe

Sustentabilidade foi um assunto em voga durante 2011, declarado como o Ano Internacional das Florestas pela Organização das Nações Unidas (ONU). De repente parece que todo mundo começou a se preocupar com a preservação do meio ambiente, empresas lançaram-se no mercado vendendo a ideia de serem sustentáveis ou que trabalhavam para reduzir o impacto gerado, campanhas sobre o assunto bombaram nas Redes Sociais e afins.

Make a Forest - Tree Track by Christien Meindertsma.
Make a Forest – “Tree Track” por Christien Meindertsma. © 2011, MU Eindhoven

Obviamente que isso é maravilhoso! Quanto mais pessoas se preocuparem e fazerem de fato sua parte, realmente conseguiremos deixar um mundo melhor para os que virão. Claro que também, muita gente só falou do assunto porque de certa forma virou modinha, vide as ações divulgadas no Festival SWU e repercussão do vídeo produzido por Globais, contra a construção da usina em Belo Monte no Pará. Mas ainda assim é uma boa que essas questões sejam levantadas. Tudo é válido quando se trata de cuidar melhor do nosso Planeta.

Foi pensando nessas mesmas questões, que ainda em 2011, artistas, estudantes, designers e outros criativos do mundo inteiro participaram do projeto Make a Forest (Faça uma Floresta). A ideia era chamar a atenção das pessoas para a preservação da natureza de um modo bem criativo. O convite direcionado a todos dizia: “Poderia uma árvore artificial fazer diferença a nível local? E muitas árvores a nível global? Por que não fazemos uma floresta juntos?”.

Make a Forest - Tree Track
Make a Forest – “Tree Track” por Christien Meindertsma. © 2011, MU Eindhoven

Agora, convido a todos a exercitar os sentidos através do Temporary Trees, um dos projetos que fazem parte do Make a Forest e foi exibido em 2011, durante a Dutch Design Week na cidade de Eindhoven, Holanda. Desenvolvido pelo Raw Color e o Maarten Kolk & Guus Kusters (Mkgk), dois estúdios de Design da Holanda.

Make a Forest - Temporary Trees
Temporary Trees – Pollard Willow. © Mkgk & Raw Color
Make a Forest - Temporary Trees
Temporary Trees – Oak Tree. © Mkgk & Raw Color
Make a Forest - Temporary Trees
Temporary Trees – Platan. © Mkgk & Raw Color
Make a Forest - Temporary Trees
Temporary Trees – Cherry Tree. © Mkgk & Raw Color
Make a Forest - Temporary Trees
Temporary Trees – Poplar. © Mkgk & Raw Color

Este e outros projetos foram expostos no MU, um centro de artes de Eindhoven. As criações das árvores artificiais, produzidas de diversas maneiras e com diferentes materiais também podem ser conferidas no site oficial do projeto Make a Forest. Afinal, “um mundo de árvores faz uma grande floresta”, como eles mesmos intitularam a ação. Completando nossa viagem pelos sentidos, deixo vocês com o lindo vídeo Leaves.

Legal, né? Vamos torcer para que ações como esta, continuem sendo realizadas. E que, principalmente a consciência das pessoas com relação a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, perdure por muitos e muitos anos.

Compartilhe
AnteriorMagary Lord e o seu Black Semba
PróximoOscar 2012 | Indicados a Melhor Filme
Gabriela Silva, mais conhecida como Petit Gabi é uma paraense que já morou em algumas cidades, mas que encontrou seu porto seguro em São Paulo. Uma redatora que adotou a escrita como hobby. Amante de livros, gatos, Chico Buarque...