Início VISÃO Séries e Games 10 animes japoneses de sucesso

10 animes japoneses de sucesso

379
Compartilhe

O Anime é conhecido de duas maneiras: no Japão é qualquer produção de desenhos animados, e aqui no Brasil, é qualquer animação feita pelos japoneses. Grande parte dos animes é baseada em mangás (o gibi dos japoneses) e tem características bem peculiares, como olhos enormes e emoções exageradas, por exemplo. Muito da influência dos animes japoneses foi baseada nos quadrinhos e desenhos americanos e isso se deu principalmente por conta da ocupação dos Estados Unidos no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. Osamu Tezuka, Shôtarô Ishinomori e Leji Matsunomoto são artistas consagrados nesse processo de criação.

A voz é um elemento de importância na caracterização, pois dá personalidade aos personagens. E os dubladores, também são grandes responsáveis pelo sucesso dos animes. Para quem é fã de animes e até mesmo para quem ainda não conhece esse tipo de animação, separamos uma lista com 10 animes que fizeram muito sucesso e marcaram gerações no Brasil e no mundo. Confira!

10Astro Boy (1963 – 1966)

Astro Boy é um mangá de Osamu Tezuka que foi adaptado para anime em 1963 pela Mushi Production. Tornou-se a primeira série de anime regular exibida no Japão, e acabou impulsionando a maior indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos. Após a primeira adaptação ainda em preto e branco, foi lançado outras duas em cores, contendo 52 episódios cada.

Gênero: Aventura e Ficção Científica.
Elenco (dubladores japoneses): Mari Shimizu (Tetsuwan Atom ou Astro Boy), Hisashi Katsuta (Dr. Ochanomizu), Hisashi Yokomori (Dr. Tenma), entre outros.
Nº de episódios: 193

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque foi o primeiro grande sucesso do mercado de animes japoneses já com aqueles personagens de olhos grandes e cabelos espetados, abrindo as portas desse jeito de desenhar e animar para os olhos do mundo.

9Naruto (2002 – 2007)

Naruto é um anime e mangá criado por Masashi Kishimoto. Naruto Uzumaki é um garoto hiperativo, incompreendido e solitário. Seu sonho é se tornar um ninja poderoso e reconhecido na vila em que mora.

Gênero: Ação, Aventura, Comédia e Fantasia.
Elenco (dubladores brasileiros): Úrsula Bezerra (Naruto), Tatiane Keplmair (Sakura), Cecília Lemes (Tsunade), Robson Kumode (Sasuke), entre outros.
Nº de episódios: 220

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque mostra que, com muita dedicação e esforço, é possível alcançar o que deseja.

8Yu-Gi-Oh! (1998 – 2004)

Yu-Gi-Oh! é um anime sobre Yugi Muto, baseado no mangá original de Kazuki Takahashi.

Yu-Gi-Oh! é um anime sobre Yugi Muto, um garoto solitário e viciado em Monstros de Duelo. Baseado no mangá original de Kazuki Takahashi.

Gênero: Ação, Suspense e Fantasia.
Elenco (dubladores brasileiros): Marcelo Campos (Yugi), Mauro Eduardo (Seto Kaiba), Melissa Garcia (Téa Gardner), Affonso Amajones (Maximillion Pegasus), entre outros.
Nº de episódios: 224 (+ 27 episódios da primeira adaptação)

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque a segunda adaptação em anime expandiu uma franquia que inclui diversos vídeo games e jogos de cartas (Trading Card Game) que virou febre entre a garotada, que vivia brincando de invocar monstros e ativar magias.

7Sailor Moon (1992 – 1997)

Usagi Tsukino é uma garota comum que após encontrar Luna, uma gata falante, consegue poderes especiais para lutar contra as forças do mal. Sailor Moon é o nome de sua versão heroína e junto com suas guardiãs, as outras quatro Sailor’s, ela tenta derrotar a rainha Beryl e seus seguidores. O anime Sailor Moon é composto por cinco arcos separados, totalizando 200 episódios. Desde 2014, começou a ser exibido na TV japonesa uma continuação do anime. A nova adaptação foi batizada de Sailor Moon Crystal.

Gênero: Aventura, Ação e Romance.
Elenco (dubladores brasileiros): Marli Bortoletto e Daniela Bianco (Sailor Moon), Gilmara Sanches e Melissa Garcia (Ami Mizuno, a Sailor Mercury), Cristina Rodrigues e Denise Reis (Raye Hino, a Sailor Mars), Isabel de Sá e Fernanda Bullara (Lita, a Sailor Jupiter), Eleonora Prado e Priscila Concepción (Mina, a Sailor Venus), Alessandra Araújo (Rainha Beryl), entre outros.
Nº de episódios: 200

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque é muito legal acompanhar as aventuras de uma menina chorona, medrosa e comilona que se torna uma super heroína e junto com as amigas, luta contra o mal.

6Death Note (2006 –2007)

Animes japoneses - Death Note.

Death Note foi baseado na série mangá de Tsugumi Ohba e a adaptação para anime foi dirigida por Tetsuro Araki. Conta a história de Yagami Raito, um inteligente aluno do Ensino Médio que encontra um caderno que causa a morte da pessoa cujo nome for escrito nele. Inclusive, existem duas novas produções para o cinema, uma da Netflix (que já começou as filmagens do filme), e outra que é uma adaptação japonesa em live-action.

Gênero: Drama, Suspense e Policial.
Elenco (dubladores brasileiros): José Leonardo (Yagami), Charles Emmanuel (Nate River), Ana Lúcia Menezes (Misa Amane), Sérgio Cantú (L), entre outros.
Nº de episódios: 37

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no TOP 10 porque é um jogo intelectual, cheio de reviravoltas e com uma grande carga de suspense.

5Ghost In The Shell (2002 – 2005)

Ghost In The Shell é um mangá de influência cyberpunk, criado por Masamune Shirow, que foi adaptado para anime e filmes de animação. A série se passa depois de 2029 e é marcada pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à computação. Anos mais tarde, foi produzido uma sequência do anime (lançada em 2015), em nova versão. Há ainda a previsão de um novo filme em live-action para 2017, com a atriz Scarlett Johansson no papel principal. Confira na sequência de vídeos acima!

Gênero: Ação, Ficção Científica e Policial.
Elenco (dubladores japoneses): Atsuko Tanaka (Kusanagi Motoko, apelidada de Major), Akio Ohtsuka (Batou), Osamu Saka (Daisuke Aramaki), entre outros.
Nº de episódios: 52 (+ 10 episódios da nova versão)

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque a trama é envolvente e tem um visual impressionante. Marcou gerações e continua sendo um sucesso, mesmo depois de 10 anos. Foi um dos primeiros títulos de maior expressão dentro e fora do Japão e serviu de referência para a trilogia Matrix.

4Cowboy Bebop (1998 – 1999)

Cowboy Bebop é um aclamado anime japonês dirigido por Shinichiro Watanabe.

Cowboy Bebop é um aclamado anime dirigido por Shinichiro Watanabe. O anime se passa em 2071 e conta a história de um grupo de caçadores de recompensas, que viajam na espaçonave Bebop e passam por muitas aventuras, tragédias e ação. Também rolou uma versão em filme, veja!

Gênero: Ação, Aventura, Drama e Ficção Científica.
Elenco (dubladores brasileiros): Guilherme Briggs (Spike Spiegel), Mauro Ramos (Jet Black), Miriam Ficher (Faye Valentine), Luísa Palomones (Ed), entre outros.
Nº de episódios: 26

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque a série explora conceitos filosóficos como existencialismo, solidão, tédio e mistura velho-oeste com Kung Fu. E também tem uma trilha sonora incrível, com muita referência ao Jazz e ao Blues.

3Pokémon (1997 – continua em exibição)

A história de Pokémon gira em torno de Ash, um garoto de 10 anos que sonha em ser o maior mestre Pokémon de todos os tempos.

Gênero: Aventura, Comédia e Fantasia.
Elenco (dubladores brasileiros): Fábio Lucindo (Ash), Fábio Moura (Narrador), Alfredo Rollo (Brock), Márcia Regina (Misty), Márcio Araújo (James), Isabel de Sá (Jessie), entre outros.
Nº de episódios: 926 (até o momento)

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque as aventuras vividas por Ash e seus amigos deixam mais vívido o sonho que muita gente tem, o de viajar pelo mundo com os amigos.

2Dragon Ball Z (1989 – 1996)

Animes japoneses - Dragon Ball Z.

Continuação de Dragon Ball, Dragon Ball Z traz todos os personagens do anime anterior já adultos. É recheado de batalhas épicas, com muita ação e tem um clima mais sério que seu antecessor.

Gênero: Ação e Aventura.
Elenco (dubladores brasileiros): Wendel Bezerra (Goku), Alfredo Rollo (Vegeta), Luiz Antônio Lobue (Piccolo), Carlos Campanile (Freeza), entre outros.
Nº de episódios: 291

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque as lutas eram incríveis e Goku estava sempre ressurgindo da morte para salvar o mundo. Vale também pela nostalgia.

1Os Cavaleiros do Zodíaco (1986 – 2008)

Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) é uma série japonesa de mangá, escrita e ilustrada por Masami Kurumada, que conta a saga de cinco jovens guerreiros guiados pelas constelações que juraram proteger a reencarnação da deusa Athena. Com o sucesso do mangá, a série foi adaptada para anime pela Toei Animation, e chegou ao Brasil através da extinta Rede Manchete, em 1994. O sucesso do anime foi gigantesco, levando a série para vários países ao redor do mundo. Aqui no Brasil, o seu grande mérito foi popularizar o trabalho dos dubladores, que se tornaram verdadeiras estrelas junto aos fãs. A série original tem 114 episódios, mas em 2002 começou a ser lançada a Saga de Hades que foi finalizada em 2008 com 31 episódios, totalizando 145 episódios.

Gênero: Ação, Aventura e Fantasia.
Elenco (dubladores brasileiros): Hermes Barolli (Seiya de Pégaso), Leonardo Camilo (Ikki de Fênix), Élcio Sodré (Shiryu de Dragão), Francisco Bretas (Hyoga de Cisne), Ulisses Bezerra (Shun de Andrômeda), Jonas Mello (Narrador), entre outros.
Nº de episódios: 145

Por que merece figurar no Top 10?
Merece ficar no Top 10 porque era fácil decorar as letras das músicas, os nomes dos golpes, dos personagens e sair por aí brincando de Cavaleiros do Zodíaco. Aliás, tem como não lembrar dos temas de abertura? Inesquecíveis.

Fontes: 1, 2, 3 e 4.

Compartilhe
AnteriorSinto saudades…
PróximoANAVITÓRIA, a união que deu certo!
Gabriela Silva, mais conhecida como Petit Gabi é uma paraense que já morou em algumas cidades, mas que encontrou seu porto seguro em São Paulo. Uma redatora que adotou a escrita como hobby. Amante de livros, gatos, Chico Buarque...