Início VISÃO Como Eu Era Antes de Você: livro e filme

Como Eu Era Antes de Você: livro e filme

370
Compartilhe

Para quem leu o livro e viu o filme com atenção e/ou quem fez apenas uma das duas coisas, sabe que essa é uma história que não se trata apenas de um romance água com açúcar. O livro de Jojo Moyes e o longa estrelado por Emilia Clarke e Sam Claflin é muito mais uma mensagem sobre como devemos viver a vida intensamente.

Capa do livro e poster do filme Como Eu Era Antes de Você (Me Before You).
Capa do livro e poster do filme “Como Eu Era Antes de Você”.

A história principal é a da menina do interior, que trabalha a 6 anos no mesmo lugar, que tem um namoradinho legal, ajuda nas contas de casa, vive todos os dias a mesma rotina e é feliz assim. Essa é Louisa Clark a princípio, sem grandes ambições e sonhos pequenos.

Em paralelo, temos Will Traynor, rapaz imponente, bonito, rico, gosta de curtir mil aventuras, tem uma namorada incrível e uma vida cheia de emoção. Tudo isso até ser atropelado e ficar preso a uma cama para sempre, se transformando em um cara ranzinza e sem vontade de viver.

A vida desses dois personagens se cruzam quando Lou vai trabalhar na casa de Will, como cuidadora dele. Sua maior tarefa é trazer alegria para a vida desse homem amargo e mal humorado e fazê-lo, mesmo sem saber, desistir de uma decisão terrível.

Dois mundos totalmente diferentes que criam uma ligação inexplicável e forma um casal obviamente esperado por quem acompanha a história. No livro, Lou demora muito mais tempo para conquistar a simpatia de Will, até mesmo porque ela não tem confiança suficiente em si mesma. Ela não acredita que seja uma pessoa com muitos talentos e se apega a essa crença para continuar em uma vidinha pacata a sombra da irmã mais nova e do namoro sem expectativas. No filme temos uma Lou mais dinâmica, que rapidamente busca meios de chamar a atenção de Will. Isso é claramente compreensível em adaptações para o cinema onde as coisas precisam acontecer mais rápido.

Independente de conhecer a história pelo livro ou pelo filme a verdade é que a mensagem é a mesma. “Viva intensamente. Arrisque-se. Não se acomode. Apenas viva”. Will tenta mostrar a Lou que ela precisa ter uma vida da qual ela se orgulhe. E Lou tenta mostrar a Will que a vida ainda tem muito a oferecer a ele, não importa que ele não possa mais pular de paraquedas ou praticar mergulho. Mas é engraçado que quando temos nossas próprias verdades muitas vezes temos dificuldades em aceitar que merecemos mais, que podemos mais e que nada nos impede de fazer o que quisermos.

Emilia Clarke e Sam Claflin no filme Como Eu Era Antes de Você (Me Before You).
Emilia Clarke e Sam Claflin contracenando. © Warner Bros. Entertainment

No livro nós conhecemos muito mais das motivações de cada um. Lou tem seus traumas e fantasmas que justificam suas escolhas anteriores, como por exemplo, não ter feito a faculdade de Moda que queria. E de Will nós conseguimos captar melhor o porquê de ele não querer ser quem ele é e sim quem ele foi um dia. São questões muito profundas que cabem melhor em 320 páginas de um livro do que em 1h50min de um filme.

De qualquer forma, algumas coisas acabam dando super certo na interação entre os dois. Lou começa a acreditar mais em si mesma e aposta em suas ideias. “Eu me tornei uma pessoa totalmente diferente por sua causa” é o reconhecimento de Lou para a forma de como ela mudou por causa dele. E Will aproveita um pouco mais da vida, apesar da consciência sempre presente de seu estado. “Só quero ser um homem que foi a um concerto com uma garota de vestido vermelho por mais alguns minutos” é uma frase que resume bem a sua capacidade de se entregar a uma experiência com Lou sem fugir totalmente da realidade em que vive. Ele o ensinou a viver. Ela o ensinou a amar.

No geral é uma história muito bonita, na qual todos esperam um final diferente. E isso é ótimo, porque estamos sempre acostumados a ter o final bonitinho estilo “felizes para sempre” e quando não rola, a gente meio que se frustra. No caso de Como Eu Era Antes de Você, a frustração é em um nível maior porque afinal a gente acaba torcendo para que não aconteça o que acontece. Se eu chorei? Não, mas é que pra eu chorar precisa de muito. Em todo caso, as estatísticas mostram que a maioria realmente encerra o livro ou sai do cinema com a cara inchada e os olhos vermelhos.

Além de Emilia Clarke (Game Of Thrones) e Sam Claflin (Simplesmente Acontece), temos no elenco Jenna Coleman (Doctor Who) e Matthew Lewis (Harry Potter, siiiim o Neville Longbottom, gente).

Como Eu Era Antes de Você foi visto por mais 2,5 milhões de pessoas. Uma curiosidade interessante é que na semana de lançamento do filme, que aconteceu em 16 de junho desse ano, o livro subiu da 141 para 3 na lista dos livros mais vendidos da Usa Today.

Então é isso galera, fica aí a mensagem desse livro/filme lindo: “Você só tem uma vida. É seu dever vivê-la o mais plenamente possível”. Carpe Diem!

Compartilhe
Anterior6 anos de expansão dos nossos sentidos
PróximoA força está na mente
Gabriela Silva, mais conhecida como Petit Gabi é uma paraense que já morou em algumas cidades, mas que encontrou seu porto seguro em São Paulo. Uma redatora que adotou a escrita como hobby. Amante de livros, gatos, Chico Buarque...