Início VISÃO Como tirar fotos criativas de família

Como tirar fotos criativas de família

628
Compartilhe

Esta semana estávamos passeando no blog Dicas de Fotografia, da fotógrafa curitibana Claudia Regina, e nos deparamos com dicas bem legais para tirar fotos criativas em família…

———————————————————————————————————————-

Fotograficamente falando é hora de Atividade na LAJE!

———————————————————————————————————————-

As fotografias de família têm um padrão. Todo mundo coloca roupas limpinhas e neutras. Todo mundo fica juntinho e diz “X”. Pronto, temos mais uma foto de família. Mas se podemos ir além, por que não fazê-lo? Algumas dicas para retratar famílias de forma legal e criativa:

Use os contrastes a seu favor

John Olson fez fotos muito criativas em 1970 para a revista LIFE. Se tratava de fotos de estrelas do Rock com seus pais, incluindo aí Elton John, David Crosby, Frank Zappa e Eric Clapton.

A ideia de Olson é muito legal pois o contraste entre os filhos estilosos e os pais “arrumadinhos” deixou as fotos muito interessantes e diferentes! Tente fazer isso também colocando os contrastes e estilos – da vovó ao primo emo – em evidência.

Nada de “xis”, preze pela naturalidade

Eu sou suspeita de falar pois insisto sempre na naturalidade das fotos. Foto totalmente posada somente se for moda ou corporativa (e olha lá!).

Famílias devem interagir. Se abraçar, dar beijos, fazer caretas, pegar a criançada no colo, puxar o cabelo, olhar nos olhos… fotos assim sempre mostram o carinho entre os familiares de forma bem mais interessante do que as fotos posadas onde todos só querem ficar bonitinhos. Naturalidade, sempre!

Adicione motivos

Se é natal coloque todo mundo em torno da árvore. Se a criança gosta de um ursinho deixe-a abraçá-lo. Faça fotos no ambiente aconchegante que chamamos de “lar” (afinal uma família sempre está em um lar). A mesa de jantar, o tapete peludo da sala… o importante é mostrar o momento e o aconchego de uma família e como as pessoas na família interagem entre si.

Merry Xmas

Como você pode ver tirar fotos da família pode ser muito gostoso, e são lembranças imprescindíveis que ficam normalmente por gerações. Eu tenho fotos da minha família de quando eu era uma menina e é uma delícia ver tios com cabelo, tias magrinhas, primos pimpolhos… não é?

Eles caminham juntos

Fonte: Dicas de Fotografia.