Início VISÃO Cinema Dança e Cinema: uma perfeita combinação

Dança e Cinema: uma perfeita combinação

141
Compartilhe

Quem é que nunca assistiu um filme sobre dança e não sentiu vontade de sair dançando também? Eu sempre que vejo Dirty Dancing tenho essa vontade. Afinal, dança tem esse efeito mágico sobre as pessoas. É envolvente, independente do ritmo. A junção da dança com o cinema então, é perfeita. Aliás, dançar com os olhos é também uma forma de se expressar. Por isso, convido vocês a entrar agora no embalo dos filmes que mais cativaram os corações dos amantes da dança e que por sinal, são alguns dos meus favoritos.

Dirty Dancing - Filmes de dança - Dança e cinema.

Diferente dos musicais, nos chamados “filmes de dança” as pessoas não cantam. Elas apenas mostram seus sentimentos mais profundos através de passos elaborados em total sincronia com as emoções expressadas em cena. Se observarmos, a grande maioria dos filmes de dança, além do roteiro em si, dão destaque para dois detalhes: uma competição em algum momento do filme, com o êxtase da vitória geralmente guardado para o final; e a cena em que todos, de alguma forma, acabam dançando juntos em uma sincronia invejável. Quem nunca imaginou uma cena da própria vida transformada em coreografia? Eu já.

Hollywood se especializou em fazer filmes desse subgênero e praticamente todos são grandes campeões de bilheteria. La La Land, um dos últimos lançamentos de peso, não me deixa mentir. A lista de grandes produções é extensa, por isso me darei ao luxo de citar apenas aqueles mais consensuais.

1Grease – Nos tempos da Brilhantina (1978)

Um dos filmes que transformaram John Travolta em sex symbol de uma geração. A história de Danny e Sandy é, basicamente, a típica de um casal que se conhece, se separa e depois acaba por ficar junto. Tudo embalado por muita música e dança.

2Flashdance (1983)

A superação através da dança. Conta a história de Alex Owens (Jennifer Beals), uma moça que trabalha em uma usina de dia e dança em um bar a noite. Quando ela decide voltar a acreditar em seu talento e se inscreve para ser aceita em um conservatório de dança, temos a clássica cena da água caindo sobre ela na cadeira.

3Footloose: Ritmo Louco (1984)

O adolescente rebelde Ren McCormak (Kevin Bacon) transforma toda uma comunidade ao fazer tudo para revogar uma lei que proíbe a dança. A clássica cena do baile de formatura, quem nunca quis um igual, hein? A música tema desse filme não sai da minha playlist com músicas dos anos 80.

4Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

De longe meu filme favorito da vida, conta história da doce Baby (Jennifer Grey), que se apaixona e aprende a amar e a dançar com o charmoso Johnny (Patrick Swayze) durante as férias de verão. Um filme que ainda emociona gerações e é um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde. A cena final em que dançam “I’ve had the time of my life” é daquelas que a gente nunca esquece.

5Billy Elliot (2000)

Billy (Jamie Bell) é um menino com um incrível talento natural para dança, se apaixona por ballet e decide lutar contra o preconceito, inclusive de sua família, para seguir seus sonhos.

6Sob a Luz da Fama (Center Stage – 2000)

Um grupo de determinados adolescentes buscam por aprovação em uma renomada academia de dança americana, um processo de dor, sofrimento e muita superação.

7No Balanço do Amor (Save the Last Dance – 2001)

Ao contrário da maioria dos filmes do gênero, este tem uma mistura de ballet clássico e street dance. E também mostra que a dança é capaz de unir os universos mais distintos. É também um dos meus favoritos por ter Julia Stiles, minha atriz favorita da adolescência, no elenco.

8A Última Dança (One Last Dance – 2003)

Um dos últimos filmes com atuação do ator Patrick Swayze, que inclusive atuou ao lado da esposa nesse belo filme sobre amor, superação e dança clássica.

9Dança Comigo? (Shall We Dance? – 2004)

Aqui o roteiro nos mostra como a dança é capaz de mudar a vida das pessoas. Richard Gere e Jennifer Lopez nos presenteiam com uma história de amizade embalada pelos passos da deliciosa dança de salão.

10Ela Dança, Eu Danço (Step Up – 2006)

Channing Tatum e a esposa Jenna Dewan atuam nesse intenso filme de paixão adolescente e hip hop misturado com ballet clássico.

11Cisne Negro (Black Swan – 2010)

Em uma de suas melhores atuações, Natalie Portman, que levou o Oscar de Melhor Atriz, coloca toda sua emoção para interpretar uma personagem obcecada pela busca da perfeição. O filme nos brinda com cenas intensas e grandes espetáculos de ballet clássico.

12La La Land – Cantando Estações (2016)

O filme mais atual do foi a sensação do ano passado e ganhou o Oscar 2017 de Melhor Atriz, Melhor Diretor, Música Original e mais três estatuetas em outras categorias. Com os astros Ryan Gosling e Emma Stone, é uma mix de várias referências transformado em uma super experiência de quase 2 horas de muita música e danças legais.