Compartilhe
Pedro Mariano e o jornalista Julio Maria no lançamento do livro Elis Regina - Nada será como antes.
Pedro Mariano e Julio Maria no lançamento do livro. Foto: Divulgação

Ler prefácios, pra mim, sempre foi motivo de grande preguiça. Biografias, então… Nunca consegui ou tive vontade!

Há exatamente um mês terminei um livro e estava meio perdida, sem saber o que eu gostaria de ler. No mesmo dia, passei pela biografia da Elis, e senti um comichão… Peguei o livro e folheei, namorei a capa, cheirei… Até que me decidi. Comecei ler no caminho de volta pra casa.

O agradecimento final, já deveria me preparar para o que eu estava prestes a ler:

“[…] Em especial a João Marcello, Pedro e Maria Rita, pela confiança e por acreditarem que a história só poderia ser contada com liberdade.”

O prefácio, escrito por Zuza Homem de Mello, só para vocês terem uma ideia, foi devorado ainda no caminho para casa.

A Elis apresentada por Julio Maria, autor de Nada Será Como Antes, é uma mulher de verdade e extremamente generosa. Ou seja, um ser humano possível. Com maestria e sem panos quentes, deixa à mostra uma Elis Regina insegura e de personalidade forte.

Abertamente, ele desmistifica a tão (mal) falada overdose de cocaína, com base no laudo do IML, esclarecendo assim, o real motivo da morte da cantora. Mas antes disso, entre uma história maravilhosa e outra, ele conta como um sino foi arremessado pelo sacerdote que celebrava o casamento de Elis, e como o noivo foi pego com outra no banheiro, enquanto todos festejavam a cerimônia.

Esse livro me deixou à mercê de um verdadeiro fenômeno musical e humano, sem esconder seus (inúmeros) defeitos, desafetos, amores… Em muitas páginas, senti empatia pela cantora em questão. Julio narra uma Elis intensa, que viveu tudo o que quis (e pôde) da maneira que a deixava feliz, sem deixar sua personalidade para trás.

Dona de uma língua afiada e de pontaria certeira, colecionou reverências e desafetos na mesma proporção. Mas sempre com a ideia fixa, de ser ela mesma.

Capa do livro Elis Regina – Nada Será Como Antes.Ficha Técnica:

Título: Elis Regina – Nada Será Como Antes
Autor: Julio Maria
Editora: Master Books
Lançamento: 2015
Gênero: Biografia

Nº de Páginas: 424
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Encadernado
ISBN: 978-85-63201-10-2
Valor: R$ 49,90
Nota: 😺 😺 😺 😺 😺

“Eu queria morrer sendo eu!”

PS: Não consigo mais cheirar as páginas, pois o Sheldon (meu filho felino) as deixou com cheirinho de amônia… =^.^=