Início VISÃO Livro: 1808

Livro: 1808

104
Compartilhe

“1808” de Laurentino Gomes
Editora: Planeta | Lançamento: 2007

SINOPSE: A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil.

O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.

» Você pode adquirir esse livro através do site da Livraria Saraiva por apenas R$ 25,90 (preço promocional) ou nas melhores casas do ramo.

———————————————————————————————————————

OPINIÃO: Este é um livro de conteúdo histórico. O autor começa explicando como foi todo processo de pesquisa e utilização de variadas fontes, aproveita também para deixar claro o propósito da obra: resgatar a história da corte portuguesa no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível. Apesar de ter sido intitulado, 1808 – o livro trata de fato dos 13 anos em que a família real portuguesa esteve residindo no Brasil, desde a sua saída de Portugal em novembro de 1807 até a volta a este país em julho de 1821.

Em seguida, o evento da vinda da família real portuguesa para o Brasil, neste livro é caracterizado como uma fuga. Esta é uma divergência constante entre os historiadores, que hora chamam de mudança, translado, transliteração, etc. Pois os relatos históricos mostram que os franceses queriam que Portugal expulsassem os ingleses de suas terras, caso contrário seriam invadidos pelas tropas de Napoleão. D. João então prepara um plano de fuga e com a ajuda da Inglaterra, seus aliados, atravessam o Atlântico rumo ao Brasil.

Com linguagem fluente e mais acessível ao leitor, ele desenvolve em 29 capítulos a sua versão da história do período. Num dos capítulos, ele pontua a escala em Salvador e o fato dela não ter sido casual, mas sim intencionalmente decidida pelo Príncipe Regente. Relata as principais ordens na capital baiana, tais como: a abertura dos portos às nações amigas, a criação da primeira escola de Medicina do Brasil, mandou abrir estradas e encomendou um plano de defesa e fortificação da Bahia. Depois, narra chegada da corte ao Rio de Janeiro, as histórias contadas em detalhe pelo Padre Perereca, os relatos sobre a Escravidão e o Mercado do Valongo (maior entreposto negreiro das Américas que sumiu do mapa sem deixar vestígios). Menciona os inúmeros viajantes estrangeiros que escreveram sobre o povo, a geografia e as riquezas brasileiras. Enfim, uma obra fundamental para quem deseja conhecer mais sobre esse período da história.

Vamos fazer uma viagem até 1808? Leia e saiba mais sobre a história do Brasil.

———————————————————————————————————————


CURIOSIDADES: Autor do livro 1808, sobre a fuga da família real portuguesa para o Brasil, o escritor Laurentino Gomes ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, nas categorias Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras e permaneceu três anos consecutivos na lista dos livros mais vendidos de Portugal e do Brasil.

Nascido em Maringá, é membro titular da Academia Paranaense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, fez pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo e cursos de especialização na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 32 anos de profissão, trabalhou como repórter e editor para alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja.

Além de “1808”, ele também publicou “1822”, livro que dá seguimento a história e descreve a partida da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa até a independência do Brasil.

Referências: Site Laurentino Gomes.