Início VISÃO Livro: Bilionários Por Acaso

Livro: Bilionários Por Acaso

53
Compartilhe

“Bilionários Por Acaso: A criação do Facebook” de Ben Mezrich
Editora: Intrínseca | Lançamento no Brasil: 2010

SINOPSE: A excitante história de como dois estudantes desenturmados de Harvard (Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin), que tentavam aumentar suas chances com o sexo oposto, criaram o site de relacionamento que se tornou uma das mais poderosas empresas do mundo, o FACEBOOK. Bilionários por acaso é uma aventura real, que envolve investidores poderosos, mulheres maravilhosas, a busca do estrelato social e muitas intrigas. De forma divertida e interessante, narra o fim da inocência no ritmo da criação controversa da rede social que revolucionou a maneira como milhões de pessoas se relacionam.

» Você pode adquirir esse livro através do site da Livraria Saraiva por apenas R$ 19,50 (preço promocional).

———————————————————————————————————————–

OPINIÃO: Depois de inúmeros pedidos de amigos para que eu fizesse um perfil do Facebook, terminei cedendo e confesso que gostei do estilo dessa rede social. Desde então venho acompanhando a ascensão rápida desse site de relacionamentos no Brasil. Resolvi conhecer um pouco mais sobre a origem do Facebook e comecei a ler o livro Bilionários Por Acaso que me chamou atenção pelo nome, mas agora posso dizer que a história é bem mais intrigante e surpreendente do que o título, na real a história faz jus ao título e vice-versa.

Inicialmente me interessei em saber qual a participação do brasileiro Eduardo Saverin na trama. Em seguida me deparei com “uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição”, é realmente tudo isso junto e misturado, eletrizante do início ao fim. Um relato que começa sob o olhar de Saverin, aluno de Harvard em seu terceiro ano da faculdade, contando como era sua vida de pouca visibilidade e a amizade que mantinha com o estranho Mark Zuckerberg. Ambos vêem a faculdade como o local ideal para curtir a vida e pegar o maior número de garotas possível, mas na verdade os dois nem chegam a ser notados.

O autor traz uma visão de Harvard com grande opulência, como se fosse uma instituição sobrenatural, ou melhor o Olímpo das Universidades. Tudo gira em torno das famosas Fraternidades; os Clubes Finais, onde os estudantes fazem de tudo em busca de status social; os Mega Campus, que mais parecem templos gregos; inúmeros processos judiciais e a busca pelo sexo como grande recompensa.

Eu que nunca quis estudar em Harvard até que gostei bastante do livro. E você ai, sonha com Harvard? Antes, leia Bilionários Por Acaso.

———————————————————————————————————————–

———————————————————————————————————————–

CURIOSIDADES: Ben Mezrich (1969) é um escritor americano que nasceu em Princeton, Nova Jérsei. Graduou-se na Universidade de Harvard em 1991. Criou seu próprio gênero de não-ficção, relatando as incríveis histórias de jovens gênios que conseguem fazer muito dinheiro. Além do atual “Bilionários por Acaso”, Best Seller do New York Times. Ele também escreveu Bringing Down The House, um fenômeno que também esteve na lista dos mais vendidos do New York Times. Estes dois livros escritos por Mezrich foram adaptados em filme, com Aaron Sorkin como roteirista. Em 2008, Bringing Down The House, que deu origem ao filme Quebrando a Banca, produzido e estrelado por Kevin Spacey. Em 2010, foi a vez de A Rede Social, que venceu em 4 categorias do Globo de Ouro e teve 8 indicações ao Oscar.

Ao escrever estas verdadeiras histórias, Ben teve acesso a mundos raramente expostos. Em sua pesquisa para Bringing Down the House ele ficou entre apostadores, mafiosos. Quando também escrevia Ugly Americans, visitou locais exclusivos a japoneses, clubes eróticos.

Referências: r.izze.nhas, Wikipédia.