Início VISÃO Livro: O Caçador de Pipas

Livro: O Caçador de Pipas

125

“O Caçador de Pipas” de Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira | Lançamento no Brasil: 2005

SINOPSE: Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 70. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

» Você pode adquirir esse livro através do site da Livraria Saraiva por apenas R$ 9,90 (preço promocional) ou nas melhores casas do ramo.

———————————————————————————————————————–

OPINIÃO: Uma estonteante leitura, um mergulho na história do Afeganistão e seus costumes. Viaje nas palavras de Khaled Hosseini e na vida de seus personagens. Este é um livro que faz da história o seu principal aliado, por isso é tão gostoso de ler e descobrir os acontecimentos que se sucedem. A saga dos meninos de Cabul tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia do Afeganistão em Julho de 1973, com deposição do rei Zahir Shah, passando pelo golpe de estado comunista em abril de 1978, a invasão soviética, em Dezembro de 1979, e a consequente massa de emigrantes refugiados para o Paquistão e para os EUA culminando na implantação do regime Militar pelo Talibã.

Dentre os diversos temas abordados, encontram-se as tensões étnicas entre os Hazara e os Pashtun no Afeganistão, e as experiências de imigração de Amir e seu pai para os EUA. Inclusive registra a derrubada das torres gêmeas do World Trade Center, no fatídico 11 de Setembro.

É um livro apaixonante, completo e enriquecedor…

———————————————————————————————————————–

———————————————————————————————————————–

CURIOSIDADES: O Caçador de Pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Tem mais de 8 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, sendo mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil. O primeiro romance de Hosseini foi adaptado aos cinemas num filme de 2007 dirigido por Marc Forster. Embora a maioria das cenas tenham sido filmadas no Afeganistão, algumas partes foram realizadas em Kashgar, China devido aos perigos de se filmar em território afegão.

Referências: Nova Fronteira, Wikipédia.