Início VISÃO Livro: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Livro: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

209
Compartilhe

“Percy Jackson e o Ladrão de Raios” de Rick Riordan
Editora: Intrínseca | Lançamento no Brasil: 2008

SINOPSE: Os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

» Você pode adquirir esse livro através do site da Livraria Saraiva por apenas R$ 18,00 (preço promocional) ou nas melhores casas do ramo.

———————————————————————————————————————

OPINIÃO: O Ladrão de Raios é um livro eletrizante, cheio de acontecimentos que se sucedem num rítmo alucinante onde o protagonista e seus amigos precisam desvendar um mistério atrás do outro. Rico em detalhes, o autor mergulha no universo da mitologia grega e traz uma experiência mítica misturada a muita aventura, fantasia e porque não dizer realidade. Ao passo que o questionamento inicial é, será que os deuses do Olimpo ainda vivem entre nós?

Percy Jackson é um garoto problemático que sempre se mete em encrenca. Diagnosticado com dislexia e transtorno do déficit de atenção, ele é constantemente expulso das escolas que frequenta, não por culpa própria. Sua epopeia começa numa excursão para o Museu Metropolitano de Arte, onde eventos sobrenaturais acontecem e ele acaba descobrindo que sua professora de iniciação à Álgebra, conhecida como Sra. Dodds, não é necessariamente uma professora. Felizmente Quiron aparece para salvá-lo, com uma caneta mágica. Logo após, ele é conduzido para um Acampamento Meio-Sangue, onde começa a ser desvendado os mistérios sobre a sua existência.

Riordan desenvolve uma narrativa muito bem costurada, Percy é acusado de ter roubado o Raio Mestre de Zeus e precisa correr contra o tempo para descobrir quem é o verdadeiro larapio? Qual é a sua real origem? E por fim desvendar a profecia do oráculo…

Embarque nessa aventura mitológica com Percy Jackson, Annabeth Chase, Grover Underwood e os deuses do Olimpo.

———————————————————————————————————————

———————————————————————————————————————

CURIOSIDADES: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. O livro ganhou uma adaptação para o cinema em 2010.

Nascido e criado em San Antonio, no Texas, Rick Riordan começou a escrever na juventude. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Para Riordan, contar uma história a seu filho mais velho na hora de dormir foi apenas o início de uma jornada ao mundo dos livros infantis. Quando seu filho Haley lhe pediu que contasse histórias sobre deuses e heróis da mitologia grega, ele perguntou se Rick não poderia criar alguns heróis com os mesmos personagens da mitologia grega.

Haley tinha acabado de ser diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), e as narrativas de mitologia grega eram um dos poucos assuntos que interessavam o menino, naquela época no terceiro ano do ensino fundamental. Estimulado pelo pedido do filho, Riordan inventou rapidamente o personagem Percy Jackson e lhe contou todas as aventuras dele para recuperar, nos Estados Unidos dos dias de hoje, o Raio Mestre de Zeus. Como conta seu criador, “levei três noites para contar toda a história, e, quando terminei, Haley disse que eu deveria escrever um livro.”

Além da série Percy Jackson e os Olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos “Tres Navarre” e as séries “As Cronicas dos Kane” e “Os Heróis do Olimpo”. Rick Riordan também é o criador da coleção “The 39 Clues”, a série é publicada no Brasil pela editora Ática. O único livro da série escrito por Riordan é “O Labirinto dos Ossos”.

Referências: Site Rick Riordan, Wikipédia.