Início VISÃO Livro: A Última Grande Lição

Livro: A Última Grande Lição

231
Compartilhe

“A Última Grande Lição: O Sentido da Vida” de Mitch Albom
Editora: Sextante | Lançamento no Brasil: 1998

SINOPSE: Cada um de nós teve na juventude uma figura especial que, com paciência, afeto e sabedoria, nos ajudou a escolher caminhos e olhar o mundo por uma perspectiva diferente. Talvez tenha sido um avô, um professor ou um amigo da família – uma pessoa mais velha que nos compreendeu quando éramos jovens, inquietos e inseguros.

Para Mitch Albom, esse alguém foi Morrie Schwartz, seu professor na universidade. Vinte anos depois, eles se reencontraram quando o velho mestre estava à beira da morte. Com o contato e a afeição restabelecidos, Mitch passou a visitar Morrie todas as terças-feiras, tentando sorver seus últimos ensinamentos. Durante quatorze encontros, eles trataram de temas fundamentais para a felicidade e a realização humana. Através das ágeis mãos de Mitch e do bondoso coração de Morrie nasceu esta obra, que nos transmite maravilhosas reflexões sobre amor, amizade, medo, perdão e morte.

» Você pode adquirir esse livro através do site da Livraria Saraiva por apenas R$ 19,90.

———————————————————————————————————————

OPINIÃO: Um livro com uma história profunda, que provoca reflexões recorrentes a cada capítulo e traz a tona a pergunta que não quer calar: Qual o sentido da vida? Sua narrativa é leve e flui de forma bem tranquila, pode-se ler facilmente em apenas 4 dias. Mas prepare-se, por que serão 4 dias de muita emoção…

A história de Morrie Schwartz é uma verdadeira lição de vida, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), o professor e doutor em sociologia é confrontado com a inexorabilidade da própria vida, mesmo assim ele escolhe atravessar os dias que lhe restavam narrando sua travessia. Escolheu mergulhar na experiência, acolher a dependência progressiva e deleitar-se com ela como quando era um bebê. Fiel aos seus valores e exercendo a arte de ensinar até o final das suas forças, construiu com seu aluno Mitch Albom a derradeira tese, na qual se dedicaram a abordar “O Sentido da Vida” e que foi baseada no aforismo de que quando se aprende a morrer, aprende-se a viver.

Suas conversas ao longo de 14 terças-feiras são um convite a reaviliar os rumos da vida; a dar e receber amor; a respeitar os valores permanentes; a priorizar a família e prestar atenção quando os entes queridos falam; a manifestar afeto também através do contato físico; a desfrutar a beleza de cada idade; a transcender o sofrimento e usá-lo para fazer o bem; a perdoar-se e perdoar aos outros; a pensar na morte como uma sequência natural – como uma “parte do contrato” – e enfrentá-la com serenidade.

“Se está querendo se exibir para pessoas que estão por cima, desista. Faça o que fizer, elas olharão para você com superioridade. E se está querendo se exibir para os que estão por baixo, desista também. Elas invejarão você, só isso. Posição não leva a nada. Só um coração aberto permite à pessoa flutuar em igualdade entre seus semelhantes. Doar-se aos outros é o que faz sentir-se vivo. Fazendo aquilo que vem do coração, não ficará insatisfeito, não sentirá inveja, não estará aspirando a bens que pertencem aos outros.” Um trecho inspirador da obra de Mitch Albom.

———————————————————————————————————————


CURIOSIDADES: Com mais de 10 milhões de exemplares vendidos no mundo, este livro foi o último desejo de Morrie e sua última grande lição: deixar uma profunda mensagem sobre o sentido da vida. Transmitida com o esmero de um aluno dedicado, esta comovente história real é uma verdadeira dádiva para o mundo. O livro ganhou uma adaptação para a TV americana em 1999, com produção executiva de Oprah Winfrey, o filme Tuesdays with Morrie foi ganhador de 5 Emmy Awards. Aqui no Brasil, o livro marca a estreia da Sextante, foi seu primeiro lançamento em 1998, ano de fundação da editora.

Mitchel David Albom (nascido em 23 de maio de 1958) é um autor de best-sellers americanos, jornalista, roteirista, dramaturgo, locutor de rádio e televisão e músico. Seus livros já venderam mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. Tendo alcançado reconhecimento nacional escrevendo sobre esporte na primeira parte de sua carreira, ele é talvez mais conhecido pelas histórias inspiradoras e os temas que tecem através de seus livros, peças teatrais e filmes. Ele também é conhecido por seu trabalho filantrópico em Detroit – Michigan, onde fundou quatro instituições de caridade.

Na imagem ao lado, Morrie Schwartz em um de seus encontros com Mitch Albom. Além de seus livros sobre esporte, Mitch também é autor de “As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu”, “Por Mais um Dia” e “Tenha Um Pouco de Fé”, livros que também tiveram vendagem expressiva.
Referências: Alma de Educador, Wikipédia.