Início VISÃO O Mundo Ilustrado de Anna Anjos

O Mundo Ilustrado de Anna Anjos

140
Compartilhe

Será um Anjo enviado dos céus, ou mais uma Anna nascida na Terra? Não sei, mas a junção de nome e sobrenome traduz um pouco ou talvez muito do significado astral de seus trabalhos. Leveza, energia, vibração, traços precisos e multicoloridos, elementos somados com grande personalidade. Aliás personalidade é o item principal no caldeirão de emoções chamado Anna Anjos.

Caipora by Anna Anjos
Ilustração digital da “Caipora”, de Anna Anjos.

Quando tive o primeiro contato com um de seus trabalhos, para o Carnaval Multicultural de Recife, fiquei maravilhado com a força e as cores vibrantes de suas criações. Algum tempo depois, descobri que a mentora criativa daquelas ilustrações era a artista plástica e modeladora 3D, Anna Anjos. Por um tempo até pensei que ela fosse do nordeste do país, mas não. A garota nasceu na capital paulista e se apaixonou pela cultura nordestina, especialmente a pernambucana. Hoje, ela atua para os mercados publicitário, editorial, e de moda (vestuário).

Dona de um estilo único e inconfundível, Anna transforma imagem em poesia. Suas influências vão desde as raízes africanas, mistura-se ao lúdico, e entra em estado de fusão com a cultura brasileira, especialmente a indígena e a nordestina, além da forte influência do movimento Tropicalista. Esta simbiose multicolorida, deu origem ao que ela chama de “Afrotropicalismo”, projeto que foi determinante para o amadurecimento de seu trabalho.

Afrotropicalismo by Anna Anjos
Afrotropicalismo”. Ilustração: Anna Anjos
Máscara Afrotropical by Anna Anjos
Máscara Afrotropical”. Ilustração: Anna Anjos
La Banda by Anna Anjos
La Banda”, ilustração com os personagens Peixe Sonoro, Bat Batuque e Xok Chocalho.

Desde cedo, começou a ter contato com um mundo ilustrado, influenciada pelo pai, ilustrador autodidata. O gosto pelo desenho e pelas cores, tomou conta do seu coração, e ela não parou mais. Anna graduou-se em Design Gráfico pela Belas Artes de São Paulo. Trabalhou como colorista e designer na Fábrica de Quadrinhos, atuando para diversas agências de publicidade do país.

Seus trabalhos transmitem alegria, vida e um gosto incrível de brincadeira de criança. Mas brincar de ser criança só mesmo na hora de criar, porque quando se trata de vender sua arte, Anna não brinca em serviço. Hoje, ela atua como freelancer e segue fazendo seu nome. Já assinou importantes trabalhos para grandes marcas e empresas. Criou as ilustrações exclusivas para os Ovos de Páscoa Nestlé (2010); ilustrou a Campanha do Carnaval Multicultural do Recife (2011); Festa do “Seo” João (BAND TV – 2011); a campanha de carnaval do sal de frutas ENO (2012), dentre outros. Anna também desenvolveu lindos trabalhos na linha editorial, ilustrando livros infantis.

Passista de Frevo by Anna Anjos
Ilustração da “Passista de Frevo”, para a campanha do Carnaval Multicultural do Recife 2011.
Cortejo de Maracatu by Anna Anjos
Cortejo de Maracatu”, estudo para aplicação em outdoor.
Galo da Madrugada by Anna Anjos
Ilustração do “Galo da Madrugada”, para a campanha do Carnaval Multicultural do Recife 2011.
Caboclo de Lança by Anna Anjos
Caboclo de Lança”. Ilustração: Anna Anjos
Ovos de Páscoa Nestlé by Anna Anjos
Ilustrações para os Ovos de Páscoa Nestlé (coleção “Somos Chocolovers” – 2010). Foto: Alexandre Soma
Seo João by Anna Anjos
Festa do “Seo” João, para a TV Bandeirantes.
Skins para gadgets by Anna Anjos
Skins para customização de gadgets. Ilustração: Anna Anjos
O Eremita by Anna Anjos
O Eremita”, ilustração digital pertencente a Série Tarot.

Recentemente, Anna começou a desenvolver algumas ilustrações digitais para a sua Série Tarot (desenhos inspirados nas cartas do Tarot). Esse último é a sua versão pessoal para “O Eremita”, Nono Arcano maior do Tarot, uma carta que simboliza o isolamento, restrição, afastamento e também autoconhecimento.

A originalidade e criatividade são suas marcas registradas. Mas, como ela mesmo diz: A inspiração não cai do céu. É preciso buscá-la. Todo conhecimento é válido, seja ele empírico ou acadêmico. Ficou com gostinho de quero mais? Acesse o site oficial da artista e conheça outros trabalhos. Você também pode comprar cartazes e pôster exclusivos, skins para gadgets, e muito mais.

* Agradecimento especial a artista, que gentilmente cedeu as imagens de seus trabalhos.

———————————————————————————————————————————————-

Edvando JuniorEdvando Junior é cadeirante, cidadão, designer gráfico, apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Fundador do site Ativar Sentidos e idealizador do projeto social Esquadrão da Paz. Atualmente estou viajando no mundo das palavras, nessa gratificante sensação de exprimir sentimentos para ativar os sentidos. @edvandojr

Compartilhe
AnteriorO Tempo e o Vento
PróximoFilhos

Cadeirante, cidadão, designer gráfico, apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Fundador do site Ativar Sentidos e idealizador do projeto social Natal Solidário. Atualmente, segue viajando no mundo das palavras.

  • Anna Anjos

    Muito obrigada pelo texto, Edvando! 🙂
    Beijos!

    • Oi Anna, escrever sobre seu trabalho foi uma grande alegria para mim. E agora ver seu comentário aqui me deixou mais feliz ainda, é uma honra. Sou admirador da sua arte, só te peço q continue a nos encantar com o seu mundo ilustrado. Grande bjo!

  • Ana Luísa Neves

    Que criatividade interessante!

    Adorei!

    Beijinho Grande