Início VISÃO Ninfomaníaca, o polêmico filme de Lars von Trier

Ninfomaníaca, o polêmico filme de Lars von Trier

619
Compartilhe

Quem foi até o cinema esperando apenas cenas de sexo intenso pode ter se decepcionado. Não que falte sexo no filme, mas não se trata apenas disso. Apesar de ser o tema central, já que se trata da história de uma garota ninfomaníaca, o longa de Lars von Trier vai mais a fundo em outras questões, deixando com que a sexualidade seja somente uma linha que vá amarrando todo o enredo.

Sophie Kennedy Clark e Stacy Martin no filme Ninfomaníaca
Sophie Kennedy Clark e Stacy Martin em “Ninfomaníaca – Volume 1”. © Zentropa Entertainments

O drama criado por Lars é um projeto que precisou dividir em duas partes. Sendo que para lançar a primeira teve que reduzir muito do roteiro inicial, que contava com nada menos que 5,5 horas. A produção final chegou aos cinemas primeiramente na Dinamarca, em 25 de dezembro de 2013, e posteriormente para o resto do mundo. Daí surge a pergunta: como as pessoas puderam imaginar que um filme de um pouco mais de duas horas tratasse apenas sobre sexo? É claro que não seria só isso. É claro que existiriam outras questões mais importantes por trás dos trailers e posters explicitamente sexuais. E também é óbvio que fazer as pessoas imaginarem que veriam apenas sexo foi uma excelente estratégia para levá-las ao cinema. Afinal, sexo vende. E muito.

Em Ninfomaníaca – Volume 1 (2013) temos um elenco escolhido a dedo, Shia LaBeouf que o diga. Charlotte Gainsbourg, Christian Slater, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf, Connie Nielsen, Sophie Kennedy Clarck e a estreante Stacy Martin.

Quem já conhecia o trabalho do diretor certamente não caiu nas pegadinhas das jogadas de marketing. Tendo na filmografia longas como Dogville (2003), Anticristo (2009) e Melancolia (2011), que tratam sobre questões mais profundas, fica fácil saber que não apostaria somente na temática sexual ao produzir Ninfomaníaca.

No seu mais recente lançamento, Trier busca envolver o espectador no universo pragmático de Joe, uma garota que desde muito cedo buscou no sexo todas as suas respostas. Interpretada por Stacy Martin, que vive Joe na adolescência e posteriormente por Charlotte Gainsbourg, já adulta, Joe é um personagem profundamente intensa. Suas ações são todas pautadas pela emoção. Seja no prazer ou na dor, lá está ela, lidando com seus sentimentos da única forma que conhece, transando.

Stacy Martin e Shia LaBeouf em cena do filme Ninfomaníaca - Volume 1.
Stacy Martin e Shia LaBeouf em cena do filme “Ninfomaníaca – Volume 1”. © Zentropa Entertainments
Poster solo com o ator Christian Slater no filme Ninfomaníaca
Poster solo com o ator Christian Slater. © Zentropa Entertainments
Felicity Gilbert, Shia LaBeouf e Stacy Martin no filme Ninfomaníaca – Volume 1
Felicity Gilbert, Shia LaBeouf e Stacy Martin em “Ninfomaníaca – Volume 1”. © Zentropa Entertainments
Poster brasileiro do filme Ninfomaníaca
Poster brasileiro do filme “Ninfomaníaca”. © Zentropa Entertainments

Toda sua história é narrada por ela própria, já adulta, enquanto se recupera na casa do bondoso Seligman (Stellan Skarsgård) após ter sido encontrada por ele deitada na rua, toda machucada. Enquanto ele lhe serve chá com biscoitos, ela o entretém reconstruindo mentalmente toda a trajetória que a levara até o momento onde fora encontrada. E ele, através de menções das próprias experiências vividas, tenta entender e fazê-la entender muitas das coisas que ela conta.

Nesse ínterim, o espectador se vê envolvido pela teia de sedução de Joe. Por que, claro, ela é extremamente sedutora. É a mulher que conquista todos os tipos de homens e não sabe bem o que fazer com eles depois que estão apaixonados. Não que ela os use propositalmente, no fundo ela está apenas fugindo de alguma coisa. E pior, fugindo dela mesma.

Poster do filme Ninfomaníaca, de Lars von TrierInformações Técnicas

Título Original: Nymphomaniac: Volume I
Título no Brasil: Ninfomaníaca – Volume 1
País de Origem: Dinamarca, Alemanha, França e Bélgica
Gênero: Drama / Erótico
Duração: 118 min
Ano de Lançamento: 2013
Estreou no Brasil: 10 de Janeiro de 2014
Direção: Lars von Trier
Roteiro: Lars von Trier
Diretor de Fotografia: Manuel Alberto Claro
Estúdio: Zentropa Entertainments / Heimatfilm
Distribuição: Magnolia Pictures / California Filmes
Site Oficial: www.nymphomaniacthemovie.com

Ninfomaníaca é mais sobre solidão que qualquer outra coisa. É sobre buscarmos as respostas em momentos fugazes, em relações carnais e sem nenhum aprofundamento sentimental. Entre uma relação e outra cria-se um buraco cada vez maior, onde tudo que está em volta vai sendo engolido, até a própria Joe.

Espero ter mais algumas respostas no Volume II. E espero que Joe também encontre as dela.