Início VISÃO Cinema O filme Gravidade é um dos favoritos ao Oscar 2014

O filme Gravidade é um dos favoritos ao Oscar 2014

1549
Compartilhe

Gravidade foi um dos filmes mais comentados de 2013, tanto pela qualidade estética como pela intensidade das cenas. O diretor Alfonso Cuarón criou uma atmosfera quase claustrofóbica para os espectadores poderem sentir toda a tensão dos personagens a cada take do filme.

Explosão na estação espacial do filme Gravidade.
Explosão na estação espacial Explorer. © Warner Bros. Pictures

A história é muito simples: três astronautas ficam “à deriva” no espaço após a estação em que estão ser atingida por destroços de um satélite russo. Um deles morre logo de cara, mas Matt Kowalski (George Clooney) e a Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) sobrevivem ao primeiro impacto e precisam lutar contra o tempo para chegar a uma estação chinesa antes que o pouco oxigênio que possuem acabe. Um roteiro aparentemente simplório, mas que consegue, em apenas 90 minutos, nos levar a momentos de puro terror.

O visual de Gravidade (Gravity – 2013) é extremamente bem cuidado. Cuarón atentou-se com os mínimos detalhes, o que demonstra sua competência diante do grande desafio que foi criar todo um enredo com apenas dois atores e um espaço praticamente vazio. Obviamente que, amparado pelos efeitos visuais e sonoros, o diretor pode alcançar o êxito. Além disso, a preocupação com a veracidade científica da situação deu mais credibilidade ao trabalho do diretor, como por exemplo a não propagação de som no espaço nas explosões, que costuma ocorrer frequentemente em filmes do gênero.

É difícil assistir a esse longa sem ficar no mínimo curioso para saber como as cenas foram rodadas, quais técnicas foram utilizadas para conseguir tais efeitos e, principalmente, como foi trabalhada toda essa ideia de tensão que transborda da tela para nossos olhos. Há momentos em que o espectador perde-se no tamanho da beleza que Gravidade consegue mostrar em tão pouco tempo de filme. É aquela sensação que nos faz ficar grudados na ponta da poltrona, sempre esperando o próximo desfecho.

Bastidores do filme Gravidade, com o diretor Alfonso Cuarón.
Bastidores das gravações com o diretor Alfonso Cuarón. © Warner Bros. Pictures
Sandra Bullock em treinamento para as gravações do filme Gravidade.
Sandra Bullock em treinamento para simular a gravidade zero. © Warner Bros. Pictures
Os atores George Clooney e Sandra Bullock contracenam no filme Gravidade.
Os atores George Clooney e Sandra Bullock contracenando. © Warner Bros. Pictures

O elenco proporciona à Gravidade uma completude sem igual. Ambos em atuações extremamente coerentes e de uma sensibilidade ímpar. Clooney com um personagem mais leve, que traz uma comicidade necessária a toda tensão vivida em cena. E Bullock, por sua vez, é a representação do medo, da angústia e principalmente da solidão. Aliás, a solidão é uma das sensações mais bem trabalhadas no roteiro de Gravidade, com planos longos e vastos espaços vazios em uma boa representação do nada em todos os sentidos.

Poster do filme Gravidade.Informações Técnicas

Título Original: Gravity
Título no Brasil: Gravidade
País de Origem: Estados Unidos e Reino Unido
Gênero: Drama / Ficção científica / Suspense
Duração: 90 min
Ano de Lançamento: 2013
Estreou no Brasil: 11 de Outubro de 2013
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón e Jonás Cuarón
Música: Steven Price
Estúdio: Esperanto Filmoj / Heyday Films
Distribuição: Warner Bros.
Site Oficial: gravitymovie.warnerbros.com

O filme agradou tanto o público que continua em cartaz em cinemas por todo o Brasil. E foi indicado a dez categorias do Oscar, entre elas Melhor Filme, Direção e Melhor Atriz. Pois é, além de ter se consagrado como o maior fenômeno cinematográfico de 2013, Gravidade ainda promete ser um dos grandes vencedores da premiação em 2014. E aí, quantos prêmios será que ele leva?

Confira o Trailer do filme!

Compartilhe
AnteriorA Nova Luz do Amanhã
PróximoTemple of The Dog: O que é bom dura pouco!
Gabriela Silva, mais conhecida como Petit Gabi é uma paraense que já morou em algumas cidades, mas que encontrou seu porto seguro em São Paulo. Uma redatora que adotou a escrita como hobby. Amante de livros, gatos, Chico Buarque...
  • Elvis Souza

    Já estava afim de ver esse filme, agora então, mais ainda. Bom texto Gabi!

    • Petit Gabi

      Veja sim, não vai se arrepender. Obrigada! =)

    • Petit Gabi

      Veja sim, não vai se arrepender. Obrigada, Elvis. Bjs