Início VISÃO Fotografia Traços e Embaraços com Luciane Pires Ferreira

Traços e Embaraços com Luciane Pires Ferreira

329
Compartilhe

Como meu primeiro artigo para o Ativar Sentidos recebi um desafio: falar de arte, fotografia ou design. Texto pronto, revisado e com autorização da fotógrafa, enviei o artigo e mais de 24 horas sem retorno. Pensamentos vem e vão! – Será que não aprovaram? Será que caiu na caixa de spam? Será que envio outro email perguntando se receberam o artigo? – Na dúvida, eu sempre arrisco pelo Sim!

Patricia Pacheco Viola em ensaio realizado para a Thippos Produções. Foto: Luciane Pires Ferreira
Patricia Pacheco Viola em ensaio realizado para a Thippos Produções. Foto: Luciane Pires Ferreira

Algumas horas depois, recebo um contato dizendo assim: “Adorei o texto, mas não sei como você conseguiu falar de si mesma tão bem. Eu nunca consigo falar de mim assim.”

Ri alto, ri muito. Pois não era a primeira e nem a segunda vez, que Luciane Pires Ferreira e eu, Luciane de Souza Pires, nos tornávamos a mesma pessoa. Até eu mesma já me confundi com ela. Há algum tempo atrás, cheguei a dar pulos de alegrias por ter passado na PUCRS, quando horas depois para minha surpresa, descobri que não era eu coisíssima nenhuma.

Senhoras e senhores, com vocês: Luciane Pires Ferreira.

Influenciada pela atuação teatral em suas mais diversas formas de linguagem, Luciane não economiza na catarse em suas fotografias. Sim, eu disse catarse! Aquele momento da sessão de terapia, onde o paciente chega no clímax emocional. Nada é tão comum que não possa ser visto de uma forma completamente extraordinária. A tônica das peças é quase sempre a dramaticidade. São capturas que traduzem a eternidade de um milésimo de segundo. Você nunca vê Luciane Pires Ferreira duas vezes. As cenas nunca se repetem. E ao mesmo tempo, existe uma sutil marca que deixa todas as coisas preto no branco. Talvez meio envelhecido.

Larissa Sanguiné retratada em uma peça teatral, foto de Luciane Pires Ferreira.
A dramaticidade de Larissa Sanguiné retratada em uma peça teatral.
Turma de Formação de Atores, Casa de Teatro de Porto Alegre com Zé Adão Barbosa, foto de Luciane Pires Ferreira.
Turma de Formação de Atores, Casa de Teatro de Porto Alegre com Zé Adão Barbosa.
Amanda Novinski em cena de uma peça teatral, foto de Luciane Pires Ferreira.
Mais uma cena dramática no Teatro, desta vez com Amanda Novinski.

Especialista em capturas de imagens de Making of, a sensação que se tem, é que nem a própria pessoa se conhecia tão bem até se ver num click da fotógrafa gaúcha. Com um vasto portfólio, que abrange de coberturas de Festival Internacional de Cinema, instalações coreográficas, desfiles pelo Donna Fashion Iguatemi, passando por making of de videoclipes, até chegar a magia do teatro. É uma imensidão de fotografias de teatro.

É fantástico perceber a perspectiva que um profissional da fotografia deste quilate tem da vida. As vezes, eu me pego pensando: O que rola na mente de um artista com esse grau de sensibilidade? Dá até um certo medo de fazer movimentos impensados na frente desses malucos geniais. É como se estivéssemos nus, com a alma exposta e em qualquer suspiro, eles poderiam captar um olhar invejoso, uma boca de deboche, um ar de desânimo ou quem sabe pernas desavergonhadas, pedindo para serem acariciadas.

Cartaz do Festival Internacional de Cinema (Panda Filmes), foto de Luciane Pires Ferreira.
Cartaz do Festival Internacional de Cinema, por Panda Filmes. Foto: Luciane Pires Ferreira
Arlene Lopes em ensaio realizado pela fotógrafa Luciane Pires Ferreira.
Arlene Lopes descobriu o câncer de mama e retratou o processo de erradicar o tumor retirando a mama.
Ilca Born em ensaio realizado pela fotógrafa Luciane Pires Ferreira.
Ilca Born em ensaio realizado pela fotógrafa Luciane Pires Ferreira.
A modelo Daniela Karg em ensaio realizado pela fotógrafa Luciane Pires Ferreira.
Mais uma foto belíssima de seus ensaios fotográficos, com a modelo Daniela Karg.

Sinceramente, a menos que você seja uma daquelas pessoas despojadas que não esteja nem aí para o que o resto do mundo está pensando, não é bom expor-se descontraído na frente deste tipo de gente. Mesmo que ele não capture a cena, já terá capturado sua alma!

* Agradecimento especial a fotógrafa, que gentilmente cedeu as imagens de seus trabalhos. Quem quiser ver mais fotos, pode acessar sua fanpage no Facebook ou o seu site.

  • Que bom q esse primeiro equivoco foi corrigido de uma forma maravilhosa (risos). Trabalho bonito das duas Luciane’s. Parabéns duplo!

  • Ligia Viola

    Adorei as escolhas das fotos. Realmente seu trabalho é muito sutil e lindo!

  • Josi

    Fiquei orgulhosa dona Luh Pires!

    • Josi, agradeço pelo carinho que sempre me dedicou ao longo do meu trabalho. Muita luz pra vc! E fica ligada na Ativar Sentidos! 🙂

  • deny

    Parabéns amiga ,és maravilhosa.Muito sucesso pra vc.bjs.

  • Ana Luísa Neves

    Fotos brilhantes com momentos bem captados e carregados de emoção e força vital.
    Muito bom!