Início TATO ÁGUA: O Ouro do Amanhã!

ÁGUA: O Ouro do Amanhã!

Você já viu uma foto da terra tirada do espaço? Ela parece uma esfera azulada, não é? Todo esse azul é a água dos rios, oceanos e mares, que cobre aproximadamente ¾ da superfície do planeta. Curiosamente, nos seres vivos a água apresenta proporções semelhantes cerca de 70%, ou seja, quase ¾. No caso do homem e dos outros animais, a água chega ao organismo pela ingestão de líquidos e de alimentos. As plantas absorvem água e os minerais nela dissolvidos pelas raízes.

Cachoeira do Rio do Ouro em Santa Luzia - MG. © PLAMA - Planejamento e Meio Ambiente
Cachoeira do Rio do Ouro em Santa Luzia – MG. © PLAMA – Planejamento e Meio Ambiente

A água é uma substância transparente, sem sabor e sem odor. Geralmente a água apresenta-se no estado líquido nos mares, rios e lagos. Nos pólos e no cume das grandes campanhas, a água se apresenta no estado sólido, na forma de neve e gelo. Nas nuvens encontra-se sob a forma de gotículas e na atmosfera no estado de vapor. Lavoisier, em 1777, descobriu a composição da água: 1 molécula formada por 2 átomos de hidrogênio (H2) e 1 átomo de oxigênio (O), H2O.

Ela é um dos recursos responsáveis pela manutenção da vida na terra sendo talvez o bem mais precioso que a natureza nos oferece. Até o século XIX não existia a preocupação quanto à escassez de água, diferente de hoje. A falta de administração dos recursos hídricos pode gerar um grande problema sem precedentes, comprometendo o futuro da espécie humana e de muitas outras.

Ilustração - ÁGUA: O Ouro do Amanhã
ÁGUA: O Ouro do Amanhã”. Ilustração: David Modesto

De toda a água encontrada em nosso planeta apenas 1% está diretamente disponível, para os seres humanos e os outros animais, em forma de rios e lagos, sendo que a poluição já não nos permite utilizá-la completamente restando apenas 0,007%. O restante da água constitui os oceanos, geleiras e águas subterrâneas, indisponíveis para o consumo. O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo sendo que a pequena parte desta água que é utilizada para o consumo, 40% é desperdiçada por vazamentos e ligações clandestinas. A falta de uma política sobre a gestão dos recursos hídricos só faz aumentar estas estatísticas.

Devemos deixar bem claro que a água não esta “desaparecendo” como afirma a mídia, o grande problema é a falta de capacidade no gerenciamento da mesma, que é de responsabilidade dos governos, permitindo a contaminação das águas por poluentes. Os cidadãos podem e devem evitar gastos desnecessários, mas não devem ser responsabilizados pela falta de água.

Alguns países já começaram a desenvolver programas e leis para garantir que a água seja utilizada da melhor forma, evitando o desperdício e garantindo o fornecimento para as gerações futuras. Essas medidas são fundamentais para a preservação desse recurso, que pode se tornar um grande problema causador de guerras entre os países, pois a água que hoje parece ser tão barata e abundante, pode ser o ouro do amanhã!

Ilustração - Retirantes da Seca
Retirantes da Seca”. Ilustração: David Modesto

Funções da água no nosso organismo:

A água é necessária em todos os processos vitais de nosso corpo. Ela é o principal componente do sangue no qual estão dissolvidos os nutrientes que são levados pela corrente sanguínea a todos os tecidos do organismo.

A água tem, ainda, um papel fundamental na manutenção da temperatura corporal. Quando corremos, nadamos ou praticamos qualquer atividade física, a tendência natural do corpo é aquecer-se. Para baixar a temperatura, o organismo toma algumas “providências”, abre bem os vasos sanguíneos da pele e determina a produção de suor, que é composto quase totalmente por água.

Em contato com o ar ambiente, mais frio, o sangue contido nos vasos cutâneos perde calor. Ao evaporar-se sobre a pele, o suor retira mais calor do corpo. Assim, a temperatura volta ao normal. Para recuperar a água perdida, o organismo nos faz sentir sede. Quando uma pessoa tem diarreia ou crises intensas de vômito, sofre uma perda intensa de água, dizemos, então que ela está desidratada.

Tabela de preservação da água
Tabela com demonstrativo para preservação da água.

* Este texto foi publicado originalmente no informativo da PLAMA – Planejamento e Meio Ambiente. Colaboração: Bruno Pitanga, Tânia Sueira e Lana Mistro.

———————————————————————————————————————————————-

Foto de Jorginho Falcão.Jorginho Falcão é biólogo por formação, mas se apaixonou pela área de produção de eventos e bandas. Especializou-se em Produção Cultural e Mídia, atuando na área desde 2004. Surfista e compositor nas horas vagas, foi produtor de bandas de rock da cena baiana, como Jonny Way e Malcom. Hoje segue seu trabalho junto as bandas CASCADURA e ZECABULOSO. Siga @jorginhofalcao