Início TATO Exercitando o Tato

Exercitando o Tato

906

Tato - Mãos

O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção do toque, termorreceptores responsáveis pela percepção do frio e do calor e terminações nervosas livres responsáveis pela percepção da dor, mudando apenas de intensidade.

Os mecanorreceptores são divididos em Corpúsculos de Pacini, responsáveis pela percepção da pressão; Corpúsculos de Meissner e Discos de Merkel, responsáveis pelas movimentações leves; Corpúsculos de Ruffini, responsáveis pela percepção de calor e distensões na pele; e os Receptores de Krause, responsáveis pela sensação.

Os termorreceptores reagem de acordo com a temperatura externa, ou seja, os receptores para o frio são estimulados quando a temperatura externa é fria e os receptores para o calor são estimulados quando a temperatura externa é quente. As terminações nervosas livres reagem a estímulos mecânicos, térmicos e químicos.

Há também corpúsculos em regiões mais profundas que são responsáveis pela percepção de pressões fortes e vibrações. São eles os lábios, papilas mamárias, clitóris e o pênis.

Fonte: Equipe Brasil Escola
———————————————————————————————————————————————-

Para o exercício do tato:
Nossa dica é fazer uma boa sessão de massagem com um profissional ou terapeuta capacitado. Deve antes de tudo ser uma pessoa pronta a ajudar o cliente transferindo confiança e energia positiva assim como deveria ser todo profissional de saúde. Mas se caso você tiver alguém em casa com as chamadas “mãos de fada”, não perca tempo e abuse um pouco dessa criatura de alma nobre e caridosa.

Massagem com as mãos
Massagem com as mãos. Foto: Reprodução

Os benefícios da massagem são inúmeros: curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Podendo ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. Mas não se restrinja apenas aos momentos em que você estiver estressado ou com tensões musculares. Utilize-a para relaxar e gerar sensações de bem estar.

Posteriormente abordaremos mais a fundo as técnicas e os diversos segmentos das massagens: Sueca, Tailandesa, Shiatsu, Ayurvédica, Reflexologia, a técnica Trigger Points e muito mais.