Início VISÃO Cinema 5 filmes de terror baseados em fatos reais

5 filmes de terror baseados em fatos reais

3520
Compartilhe

Quem curte um filminho de terror não pode deixar de ler as histórias em que foram baseados os cinco filmes indicados para essa sexta-feira 13.

Filmes de terror - Jennifer Carpenter no filme O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose). © Sony Pictures
Imagem do filme “O Exorcismo de Emily Rose”. © Sony Pictures

Terror é um dos meus gêneros favoritos. Eu tenho certo fascínio pelo estilo e gosto de sentir a tensão causada por eles. O calafrio, o assombro, as ondas de terror que percorrem o olhar e os sustos instantâneos dependendo da construção da cena, prendem a minha atenção quando assisto algo do tipo. Se for supostamente baseado em fatos reais, aí que eu fico mais intrigada. Depois de assistir, a primeira coisa que faço uma uma boa pesquisa para saber a verdadeira história por trás do roteiro. E dependendo do tema, posso ficar dias a fio impressionada com o que vi ou li a respeito.

Para quem, assim como eu, também curte assistir filmes do gênero, essa sexta-feira 13 pode ser especial. Por isso, selecionei cinco filmes baseados em fatos reais para assombrar a sua noite. A propósito, coincidência ou não, minha lista só tem filmes de 2005 e 2013. Não é macabro?

1. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Jennifer Carpenter no filme O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose).
Jennifer Carpenter no filme “O Exorcismo de Emily Rose”. Foto: Reprodução

O FILME: A jovem Emily (Jennifer Carpenter) abandona a faculdade após sofrer com surtos e alucinações inexplicáveis. Na casa da família extremamente católica, ela é submetida a diversas sessões de exorcismo pelo padre Richard Moore (Tom Wilkinson), já que acredita-se que ela está possuída pelo demônio. A moça morre durante os procedimentos e o padre que participou do processo é acusado de assassinato, iniciando-se assim um julgamento que põe a prova a fé e o ateísmo.

A HISTÓRIA REAL: Emily Rose foi baseada em Annelise Michel, uma jovem alemã que aos 16 anos foi diagnosticada com epilepsia associada à esquizofrenia. Depois de alguns tratamentos, ela foi considerada curada e conseguiu terminar o segundo grau e entrar na faculdade. Porém, um tempo depois ela voltou a ter os sintomas anteriores, só que mais fortes. Ela era atormentada por vozes e visões demoníacas, agredia a família, só queria dormir no chão e se alimentava de moscas e aranhas. A família decidiu então pedir auxílio da Igreja e um ano depois o seu exorcismo foi autorizado. Annelise passou por 67 sessões de exorcismo durante nove meses e não passou por nenhum outro tratamento médico nesse período. A moça acabou sofrendo falência múltipla dos órgãos devido a má nutrição e desidratação. No dia de sua morte, ela pesava apenas míseros 30 quilos.

2. O Mistério da Passagem da Morte (2013)

Cena do filme O Mistério da Passagem da Morte (The Dyatlov Pass Incident).
Cena do filme “O Mistério da Passagem da Morte”. Foto: Reprodução

O FILME: Cinco estudantes norte-americanos viajam para Passagem de Dyatlov em busca de respostas sobre os eventos ocorridos na década de 1950, quando nove esquiadores russos morreram inexplicavelmente. Gravando um documentário, eles percorrem a trilha amaldiçoada dos Montes Urais e logo começam a desconfiar que não estão sozinhos no local.

A HISTÓRIA REAL: Em fevereiro de 1959, um grupo de nove alpinistas começaram uma expedição no Monte Urais, na Rússia. Dez dias após não retornarem, iniciou-se uma busca e o que foi descoberto chocou a todos. A barraca em que estavam alojados pareciam ter sido rasgadas por dentro e as pegadas na neve indicavam que eles tinham deixado o local descalços ou apenas de meia e completamente aturdidos. Os corpos encontrados a poucos metros depois aparentavam ter envelhido precocemente, com os cabelos totalmente brancos e a pele levemente alaranjada. Estavam queimados e foram expostos a radiação, um dos homens teve a língua arrancada e três deles tinham graves ferimentos internos, como se tivessem sido atropelados violentamente. Todos ficaram curiosos e tentando explicar o ocorrido, sem sucesso. Por isso, o caso foi abafado, o inquérito encerrado e a causa mortis determinada foi hipotermia.

3. Horror em Amityville (2005)

Rachel Nichols no filme Horror em Amityville (The Amityville Horror). © Metro Goldwyn Mayer
Rachel Nichols no filme “Horror em Amityville”. © Metro Goldwyn Mayer

O FILME: Um ano depois do brutal assassinato de toda uma família, a família Lutz se muda para a casa na 112 Ocean Avenue, Amityville. George Lutz (Ryan Reynolds), o pai, começa a ouvir vozes que o mandam matar a mulher e as duas filhas. Suspeitando que forças sobrenaturais habitam a residência, eles se mudam apenas 28 dias depois de irem morar lá.

A HISTÓRIA REAL: O filme foi inspirado na suposta experiência vivida pela verdadeira família Lutz em um livro lançado em 1977 chamado “The Amityville Horror: The True Story”. O livro relatava as estranhas experiências vividas pelos Lutz enquanto viveram na casa onde, de fato, aconteceu uma tragédia. Os antigos moradores, os DeFeo, foram todos assassinados pelo filho mais velho, Ronald DeFeo Jr. (o “Butch”) de 23 anos. O rapaz alegou que vozes em sua cabeça o incitavam a assassinar a todos em nome de Deus. Recentemente, o caso veio novamente a tona, no caso Pesseghini, que similar ao caso DeFoe, o filho foi acusado de assassinar toda a família enquanto dormiam.

4. Maldição (2005)

Donald Sutherland e Rachel Hurd-Wood no filme Maldição (An American Haunting).
Donald Sutherland e Rachel Hurd-Wood no filme “Maldição”. Foto: Reprodução

O FILME: Red River, Tennessee. Entre os anos 1818 e 1820, a família Bell foi visitada regularmente por uma presença desconhecida. No início eram apenas pequenos barulhos pela fazenda em que viviam e a visão de um estranho lobo negro de olhos amarelos. Logo este ser manteve contato físico com os integrantes da família, trazendo a eles sofrimento físico e psicológico. Aos poucos os ataques foram ganhando cada vez mais intensidade, com uma predileção especial pela caçula da família.

A HISTÓRIA REAL: Em 1817, a família Bell foi atormentada por estranhos barulhos em sua casa. Com o tempo, os ataques foram ficando cada vez mais violentos e a família decidiu pedir ajuda a um religioso local. A “assombração” era ouvida rindo dentro da casa e depois que a vizinha descobriu o que se passava, começou a chamar o estranho fenômeno de “A Bruxa dos Bells”. Segundo consta, o fantasma ameaçou atormentar o senhor John Bell até a morte, o que de fato aconteceu, já que o pobre homem padeceu de um engano: ao invés de tomar seu remédio, aparentemente tomou um veneno que estava no lugar do frasco. Parece que até no velório do velho, a assombração foi atormentá-lo, rindo de modo a ser ouvida por todos. Trata-se do único caso documentado da morte de um ser humano por um fantasma nos EUA.

5. Invocação do Mal (2013)

Cena do filme Invocação do Mal (The Conjuring). © Warner Bros. Entertainment
Cena do filme “Invocação do Mal”. © Warner Bros. Entertainment

O FILME: Harrisville, Estados Unidos. Com sua família cada mais mais apavorada devido a fenômenos sobrenaturais que a atormentam, Roger Perron (Ron Livinston) resolve chamar dois demonologistas mundialmente conhecidos, Ed (Patrick Wilson) e Lorraine (Vera Farmiga). O que eles não imaginavam era ter que enfrentar uma entidade demoníaca poderosa, que demonstra ser a maior ameaça às suas carreiras.

A HISTÓRIA REAL: Baseado em um dos casos mais difíceis já enfrentados pelos Warrens, o da fazenda Harrisville. O filme vai mostrar a história do ponto de vista dos Warrens, usando seus vídeos pessoais da investigação. Estréia dia 13/09 (sexta-feira 13!).

É isso gente. Agora é correr para a locadora ou o cinema mais próximo.

Compartilhe
AnteriorFoda-se a sua superficialidade vazia!
PróximoNão Sei (Wish You Were Here)

Gabriela Silva, mais conhecida como Petit Gabi é uma paraense que já morou em algumas cidades, mas que encontrou seu porto seguro em São Paulo. Uma redatora que adotou a escrita como hobby. Amante de livros, gatos, Chico Buarque…

  • Wenderson Barbosa

    Já assisti alguns deste, e recomendo.

    • Petit Gabi

      Qual gostou mais, Wenderson? =D

  • Raquel Cristine Vieira Montero

    Oi petit gabi amo filme de terror são sinistros e vc nunca sabe o que vem depois . Eu adoro as partes dos ataques dos assombros , sao as melhores partes do filme e recomendo a todos que assistam !!!

    • petitgabi

      Oi Raquel! Esse também é meu gênero favorito. Obrigada por compartilhar sua opinião com a gente. Beijão