Início VISÃO Meryl Streep: a dama do cinema internacional

Meryl Streep: a dama do cinema internacional

668
Compartilhe

Mary Louise Streep, conhecida no cinema internacional por Meryl Streep, é uma das maiores estrelas da história de Hollywood. A atriz de 65 anos é, entre homens e mulheres, a recordista de indicações ao Oscar, tendo sido indicada 19 vezes e levado três prêmios de Melhor Atriz. Também teve 29 indicações ao Globo de Ouro, vencendo oito.

Meryl Streep ao longo dos anos.
Meryl em dois momentos. Foto: Reprodução

Formada em Teatro Dramático no renomado Vassar College em 1971 e mestranda em Artes Dramáticas na Universidade de Yale, começou a carreira nos anos 70 no teatro, incluindo musicais na Broadway. Na vida pessoal, Streep viveu por três anos com o ator John Cazale (1935-1978) e depois casou-se com o escultor Don Gummer com quem teve quatro filhos.

Antes de inciar sua carreira de atriz, Streep trabalhou como garçonete em New Jersey, EUA. Os primeiros filmes em que Meryl atuou foram Temporada Mortal (1977), Júlia (1977), O Franco Atirador (1978) e Kramer versus Kramer (1979).

Entre os gêneros mais trabalhados pela atriz, drama ganha de lavada. Ela tem uma veia dramática nata, o que a torna perfeita para os papéis que envolvam conflitos existenciais, problemas familiares ou amores complicados. Claro que ela também já atuou em filmes de gêneros diversos, como comédias ou romances, mas o drama figura em primeiro lugar na sua carreira.

Na filmografia da estrela estão listado nada menos que 75 filmes em que atuou e um que produziu, além da participação na aclamada série de TV Angels in America (2003). Conhecida por seu perfeccionismo ela consegue transmitir emoção e veracidade em suas atuações, o que a torna uma das atrizes mais requisitadas do meio artístico. A facilidade para mimetizar sotaques é outro dos muitos diferenciais dessa grande estrela, que já interpretou personagens com sotaque britânico, dinamarquês, italiano, polonês, australiano, entre outros.

Meryl Streep é Miranda Priestly no filme O Diabo Veste Prada.
Meryl Streep no filme “O Diabo Veste Prada”. © Twentieth Century Fox
Meryl Streep e Penélope Cruz na capa da Vogue Paris, em 2010.
Meryl e Penélope Cruz na capa da Vogue Paris, em 2010.
Meryl Streep no filme A Dama de Ferro (2011).
Cena do filme “A Dama de Ferro”. © The Weinstein Co.

Alguns dos personagens mais marcantes da carreira de Meryl são Sophie (A Escolha de Sofia – 1982), Clara (A Casa dos Espíritos – 1993), Francesca Johnson (As Pontes de Madison – 1995), Clarissa Vaughan (As Horas – 2002), Miranda Priestly (O Diabo Veste Prada – 2006), Donna (Mamma Mia! – 2008) e Margaret Thatcher (A Dama de Ferro – 2011).

A atriz já trabalhou ao lado de grandes astros como Robert De Niro, John Rothman, Jack Nicholson, Vanessa Redgrave, Dustin Hoffman, Clint Eastwood, e John C. Reilly. E com excelentes diretores como Robert Benton, Woody Allen e Steven Spielberg.

Além de atriz, Streep também é cantora e já mostrou a voz no teatro e no cinema. Ao longo de sua carreira, ela lançou dez álbuns com trilhas sonoras de filmes ou com músicas para crianças. Sua primeira performance foi ao lado da cantora Cher no filme Silkwood (1982), em Ironweed (1983), longa dirigido por Hector Babenco, e também no musical Mamma Mia! (2007).

Meryl Streep interpreta a Bruxa, em Caminhos da Floresta (2014).
Meryl interpreta a Bruxa, em “Caminhos da Floresta”. © Walt Disney Pictures

Os mais recentes trabalhos de Meryl foram nos longas Álbum de Família (2013), Caminhos da Floresta (2014), O Doador de Memórias (2014) e Dívida de Honra (2014). Em Álbum de Família, drama baseado no livro de mesmo nome, conta a história de três irmãs que são obrigadas a voltar para casa para cuidar da mãe viciada em drogas (Meryl Streep). No elenco ainda tem Julia Roberts, Ewan McGregor, Abigail Breslin e Juliette Lewis. Por sua atuação em Caminhos da Floresta, como “A Bruxa”, Meryl recebeu indicação para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela não levou o prêmio, mas continua sendo a atriz recordista em indicações e isso não é para qualquer uma, né? Grande Meryl!

Compartilhe
AnteriorDogLikers lança o aplicativo Au.Dote
PróximoElis – Nada Será Como Antes
Gabriela Silva, mais conhecida como Petit Gabi é uma paraense que já morou em algumas cidades, mas que encontrou seu porto seguro em São Paulo. Uma redatora que adotou a escrita como hobby. Amante de livros, gatos, Chico Buarque...