Início VISÃO Pega UM, Pega GERAL

Pega UM, Pega GERAL

183
Compartilhe

Me lembro muito bem a primeira vez que assisti Tropa de Elite. Estava na faculdade e rolava um DVD pirata de mão em mão pela sala. Peguei sem compromisso nenhum e no dia seguinte já estava repetindo incansavelmente as gírias, os gestos e a música tema do filme. “Tropa de Elite, osso duro de roer. Pega um, pega geral, também vai pegar você!” virou febre e, 4 anos depois, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010) chegou para trazer aos telespectadores um pouquinho mais do gosto de ver bandidos se dando mal.

Tropa de Elite 2 - André Ramiro
O ator André Ramiro em ação no filme “Tropa de Elite 2”. Foto: Divulgação

Em Tropa de Elite 2, Wagner Moura interpreta um Nascimento dez anos mais velho, que ascendeu na carreira passando de Comandante Geral do BOPE para Sub Secretário de Inteligência. E agora, seus inimigos já não são mais aqueles tão conhecidos por ele. Com um cargo de maior poder, Nascimento acredita que enfim poderá lutar contra o tráfico que domina as favelas do Rio de Janeiro. A única questão é que agora ele luta contra aqueles que deveriam estar ao seu lado: a polícia. E pior, contra o próprio governo, que ao invés de proteger a população, protege seus interesses eleitoreiros.

Diferente do primeiro filme, em Tropa 2 podemos ver um Nascimento mais focado e contido. Não quer mais apenas direcionar missões para detonar os vagabundos. Ele implanta melhorias no BOPE e com isso acredita poder dar fim ao tráfico.

Outro ponto interessante do filme é a entrada do personagem Diogo Fraga (interpretado pelo ator Irandhir Santos), que defende os direitos humanos. Ele é o oposto de Nascimento. É o cara que acredita que, independentemente do crime cometido, todos merecem melhores condições de vida dentro dos presídios. E aqui a rusga entre os dois vai além da oposição de ideias. Fraga é o novo marido da ex-mulher de Nascimento e suas opiniões impactam diretamente no que Rafael (filho de Nascimento) pensa do pai: que ele é um cara que sente prazer em matar.

Em vários momentos a angústia de Nascimento se torna a angústia do espectador. O sentimento de impotência que toma conta dele ao olhar para todos os lados e não saber contra quem está lutando, também se transforma no sentimento que está em nós cada vez que ouvimos notícias sobre os crimes cometidos por traficantes e, principalmente, os crimes dos políticos corruptos.

O diretor José Padilha traz para as telas, mais uma vez, toda a indignação do povo diante do tráfico e da corrupção. Tropa de Elite 2, não veio apenas para gerar lucro em cima do sucesso do primeiro, é um filme que tem conteúdo. É como se ele colocasse ali todas as nossas revoltas, tanto que é incrível notar a semelhança do filme com a realidade quando vemos as cenas de confronto. Fica claro que nós sabemos quem são os inimigos. Só não sabemos ainda como lutar contra.

Cartaz do filme Tropa de Elite 2Informações Técnicas

Título Original: Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
País de Origem: Brasil
Gênero: Ação, Drama
Duração: 116 min
Ano de Lançamento: 2010
Estreou no Brasil: 08/10/2010
Direção: José Padilha
Roteiro: José Padilha e Bráulio Mantovani
Produção: Marcos Prado
Trilha Sonora: Pedro Bromfman
Estúdio: Zazen Produções
Coprodução: Globo Filmes, Feijão Filmes e RioFilme
Distribuição: Zazen Produções
Site Oficial: www.tropa2.com.br

Wagner Moura mais uma vez está esplêndido no papel. A aparência envelhecida, o ar cansado, os olhos fundos, os tiques nervosos e a voz pausada dão um tom dramático ao personagem que se transformou em um herói para quem tem sede de vingança ou fome de proteção. Afinal, como diz uma fala do filme, para o brasileiro “Bandido bom é bandido morto!”. E isso, ele – o personagem, faz muito bem!

O Brasil é carente de heróis e o Nascimento de Moura veio para ocupar esse lugar no imaginário do povo. Tanto que sua promoção no cargo foi baseada exatamente na aprovação pública de suas ações a frente do BOPE. Só que em vários momentos podemos observar que ele próprio admite estar longe desse patamar, pois se mostra falível em seus próprios métodos, com medo de suas ações e reprovando suas atitudes. De certa forma, Tropa 2 serviu para desmistificar essa imagem de herói deixada pelo primeiro filme.

Maior sucesso de bilheteria da história do cinema nacional com mais de 11 milhões de espectadores, Tropa de Elite 2, superou o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) e já tem data para chegar às salas de cinema dos Estados Unidos e do Canadá. A sequência de Tropa de Elite será lançada nos cinemas norte-americanos e canadenses como Elite Squad: The Enemy Within e contará com distribuição da New Video.

Fique atento para não perder nenhum detalhe. Tudo no enredo é muito importante para entender o desfecho, até porque ele segue uma sequência cronológica. Outra dica: fique ligado na narração em off feita por Wagner Moura, além da voz do ator nos transportar diretamente para o clima do filme, ela traz informações cruciais para acompanhar o roteiro que, diga-se de passagem é completamente amarrado. Afinal, um bom filme nunca desperdiça cenas com passagens à toa. Tudo que o diretor e toda a produção faz é exatamente para que o filme avance. E Tropa de Elite 2, com certeza, conseguiu atingir com bravura todos os seus propósitos. (Revisão e colaboração: Felipe Rui).

Assista aqui, o 2º Trailer Oficial!

———————————————————————————————————————————————-

Gabriela SilvaGabriela Silva, mais conhecida como Petit Gabi é uma paraense que já morou em algumas cidades, mas que encontrou seu porto seguro em São Paulo. Uma redatora que adotou a escrita como hobby. Amante de livros, gatos, Chico Buarque e apaixonada por redação. Enfim, uma pessoa comum, que gosta de escrever sobre coisas comuns. Mais do mesmo no Só Vim Pra Escrever, seu blog pessoal. @petitgabi

Compartilhe
AnteriorSer Mãe! Ser Filha!
PróximoNovo Sistema de Comentários do Facebook

Gabriela Silva, mais conhecida como Petit Gabi é uma paraense que já morou em algumas cidades, mas que encontrou seu porto seguro em São Paulo. Uma redatora que adotou a escrita como hobby. Amante de livros, gatos, Chico Buarque…

  • Testando novo sistema de comentários com a conta do Twitter… Funcionando e pronto p/ INGNIÇÃO!!!

  • Excelente filme, muita ação e adrenalina até o fim. Recomendo!!!