“Que bloco é esse? Eu quero saber, é o mundo negro que viemos mostrar pra você”. Os versos da música de Paulinho Camafeu, que foram amplificados para todo Brasil através da banda O Rappa, ganha uma nova roupagem com a inclusão de versos do rapper Criolo. Em uma parceria inédita, resultando na gravação do 1º videoclipe de um bloco afro da Bahia.
![]() |
| Foto retirada do site oficial do Projeto “Que Bloco é Esse?”. |
Fundado em 1974 no bairro do Curuzu, na Liberdade (bairro mais populoso de Salvador e dotado da maior população negra do país), Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro fundado na Bahia e significa “casa de negros”. O bloco, que tem por objetivo preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, tem como sede o Centro Cultural Senzala do Barro Preto.
A música “Ilê Aiyê” de Paulinho Camafeu, foi apresentada pela primeira vez no carnaval de 1975, quando o bloco composto por 100 integrantes – todos negros – desfilou pela avenida, meses depois de sua fundação. Daquele ano em diante, vários projetos de valorização da cultura negra foram criados, entre eles: a Escola Profissionalizante Ilê Aiyê, que promove a capacitação profissional de jovens da Liberdade; e o Concurso da Beleza Negra, que todo ano elege a Deusa do Ébano, valorizando a auto-estima da juventude afrodescendente no Estado. Agora, o grupo acaba de lançar, por meio do Projeto “Que Bloco é Esse?”, da Petrobras, o primeiro videoclipe de um bloco afro da Bahia.
![]() |
| Edjane dos Santos Nascimento, escolhida a “Deusa do Ébano 2012”. Foto: André Frutuôso |
Além da gravação deste clipe, ainda serão lançados mais 3 vídeos com encontros do bloco Muzenza com a banda Nação Zumbi; o Male Debalê com o rapper Emicida; e o Cortejo Afro com Preta Gil. Os vídeos desses encontros musicais poderão ser vistos a partir de fevereiro no site do projeto, assim como os mini-documentários, que também serão produzidos sobre a história desses blocos. O projeto engloba ainda a cobertura dos desfiles no Carnaval de Salvador e envolverá também os blocos Okanbi, Os Negões, Bankoma e Olodum. Esse projeto pretende resgatar a verdadeira história da maior festa popular do país, o Carnaval.
Confira o clipe da música “Ilê Aiyê”:
















