A condição ideal é uma ilusão, que não existe. Nunca estaremos totalmente satisfeitos com o que temos. A realização dos nossos sonhos depende em grande parte de como lidamos com essa verdade. Nunca nos consideraremos 100% preparados para absolutamente nada.
Sempre buscaremos estar confiantes e seguros, mas a insegurança é justamente o que nos motiva a ter coragem de vencer a inércia e a acomodação e dar um passo a frente. Com isso o universo conspira a favor de realizar suas intenções e se move trazendo as peças certas no momento exato.
Os que não se atrevem, ficam pra trás. Esperam o momento ideal e perdem oportunidades, deixam os sonhos escapar pelas mãos. A vida é imprevisível. Tem uma parte que nos cabe, e outra que não temos controle. É difícil reconhecer, mas não temos nunca essa certeza absoluta com garantias de que algo dará certo em nenhum momento, em nenhuma circunstância. Mas é nisso que reside a graça da vida. Nas surpresas que teremos que aceitar, nas dificuldades que teremos que atravessar (e aprender), na felicidade breve de uma escolha correta. Sempre teremos dois caminhos, temos o livre arbítrio de escolher por onde iremos. Só não podemos ficar parados, se abster de agir é uma não ação, protelar é uma escolha também.
O tempo não para. A vida passa. O agora é a única realidade. Quem espera, sempre cansa. Não acredito na espera por esse tal momento perfeito. É na imperfeição da vida que nos abrimos a todas as possibilidades. Lógico que a condição ideal é um devaneio criado pela mente egóica, que se sente capaz de controlar a vida. Mas não se pode controlar nem a respiração, quem dirá o coração, que quer a gente queira, quer não, com o seu tum tum tum nos mantém vivos. Destemidos, devemos caminhar pela vida. Focados e confiantes, olhando pra frente e permitindo-nos viver o que tiver de ser vivido. Só nos resta acreditar que o melhor vai acontecer e confiar que dando sempre o melhor, estaremos indo no caminho certo.
* Esse texto foi publicado originalmente em 2011, no blog pessoal da Brisa.
——————————————————————————————————————————————
Brisa Torres é redatora publicitária, roteirista e apresentadora. Criativa, ama escrever e adora viajar. Cidadã do mundo, está sempre de malas prontas: já morou em outras cidades, em outros países. É uma curiosa: gosta de se descobrir, de conhecer gente, novos cantos, desmistificar culturas, aprender línguas e, claro, escrever sobre tudo isso. Quer saber mais? Acesse o portfolio e siga @brisa_torres