Início VISÃO Cinema Kristen Stewart além de Bella Swan

Kristen Stewart além de Bella Swan

1164

Dia 18 de novembro estreia a primeira parte do último filme da Saga Crepúsculo: Amanhecer (The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1 – 2011). Muitos de vocês devem estar se perguntando se mais uma vez veremos Kristen Stewart nas telonas com aquela carinha de quem está segurando peido. Bem, é possível, afinal miss Stewart é bem conhecida por suas caretas e trejeitos um tanto quanto peculiares.

Kristen Stewart em ensaio fotográfico.
Kristen Stewart em ensaio fotográfico. Foto: Divulgação

Talvez os maiores de 18 anos não saibam, mas Kristen Stewart não surgiu no cinema como Bella Swan. Claro que esse é seu personagem mais famoso, afinal Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse, os até então filmes lançados com base nas “obras” de Stephanie Mayer, são cultuados pela grande maioria dos adolescentes do mundo. Mas, o fato é que a mocinha começou na carreira artística em 1999, aos 9 anos, provavelmente por ter pais no ramo (pai produtor/mãe diretora). Seu primeiro trabalho de maior relevância foi Quarto do Pânico, ao lado de Jodie Foster em 2002.

Muitos acham Kristen uma atriz limitada. Apontam que ela não tenha expressão, pois como falei anteriormente, ela aparece nas cenas quase sempre com aquela cara de angústia. Analisando melhor o trabalho da atriz, percebe-se que seus personagens são basicamente todos angustiados. Parece que vestiram nela essa carapuça e só a chamam para fazer papéis que envolvam tristeza, sofrimento e dor.

Independentemente de qualquer achismo popular, este texto é na verdade um elogio para três personagens interpretados pela atriz. São personas que chamam muita atenção, exatamente por essa capacidade que ela tem de imprimir esses sentimentos tão profundos.

1. Martine em Lenço Amarelo (The Yellow Handkerchief – 2008)
No elenco: Kristen Stewart, William Hurt, Maria Bello e Eddie Redmayne.

Kristen Stewart no filme Lenço AmareloSeu corpo esbelto (ela meio que é uma bailarina), os cabelos castanhos e os seus lindos olhos esverdeados compõem o “figurino” de Martine, a adolescente que se enfia em um carro com dois estranhos, em uma viagem pela New Orleans pós-Katrina, em busca de algum sentido para vida e para o amor. Contracenando com William Hurt, Maria Bello e com o estreante na época, Eddie Redmayne, Kristen interpreta uma garota que sofre com a ausência do pai, que está sempre muito ocupado para dar atenção a filha. A performance dela aqui vai além do sentimento. Suas expressões denotam fragilidade e ao mesmo tempo, uma dureza que só a sensação de abandono constante pode causar em uma pessoa. Ponto para ela, que soube dar ao personagem características bem pessoais que ajudaram a salvar o filme, que apesar de bonito, tem um excesso de minimalismo e acaba sendo mais lento do que o esperado.

2. Joan Jett em The Runaways: Garotas do Rock (The Runaways – 2010)
No elenco: Kristen Stewart, Dakota Fanning e Michael Shannon.

Kristen Stewart no filme The RunawaysApesar do maior destaque ter sido dado para a atuação de Dakota Fanning, é Kristen quem rouba a cena em The Runaways. Para interpretar Joan Jett, a famosa cantora, guitarrista e baixista estadunidense, que deu o pontapé inicial na criação de bandas femininas, Kristen teve que cortar os cabelos e pintá-los de preto, o que a deixou com um ar um tanto quanto masculino. A interpretação da atriz é pontuada por expressões tacanhas e um “jeitão” meio desajeitado. O corpo dela foi totalmente trabalhado para manter a postura mais curvada, até mesmo por conta dos instrumentos que toca em cena. E essas foram características que deram a personagem mais veracidade. Nas cenas em que tocam no palco, Kristen se destaca ainda mais, por dar voz e corpo a personagem com paixão. E quem assiste realmente sente que ela estava de fato envolvida.

Obviamente que não se pode deixar de ressaltar que, mesmo com o estilo masculinizado, Kristen estava até sensual no filme, principalmente ao contracenar em cenas mais quentes com Dakota Fanning.

3. Allisson/Mallory em Corações Perdidos (Welcome to The Rileys – 2011)
No elenco: Kristen Stewart, Melissa Leo e James Gandolfini.

Kristen Stewart no filme Corações Perdidos

Aqui talvez esteja a melhor atuação da carreira de Kristen, que interpreta uma adolescente stripper sem laços familiares. Alisson/Malory ganha a vida fazendo strip-tease (não fica muito explícito se faz programa) em bares de quinta categoria. Mora sozinha em uma casa caindo aos pedaços e as vezes é assediada pelo senhorio de onde vive. Sua vida se torna um pouco mais afável ao conhecer Doug Riley, um homem de negócios que ao visitar a cidade decide ficar e cuidar dessa garota que lembra a filha perdida em um acidente de carro. Mais uma vez, a facilidade para fazer cara de sofrimento caiu como uma luva pois a personagem é de uma aparência lastimável. Acreditem ou não, ela representa algumas das cenas mais sexy que já chegou a interpretar, com direto a quase nudez e pole dance. Kristen agrada sem parecer forçada e foi uma boa experiência para que ela pudesse fugir do estigma de Bella Swan um pouquinho.

Pensando bem, talvez um papel de uma líder de torcida, patricinha de escola americana ou piriguete de comédia romântica, não caísse tão bem para ela.

Kristen Stewart by Craig McDean
Ensaio para edição do 40º Aniversário da Revista Interview (outubro/novembro 2009). Foto: Craig McDean