Ferdi Rizkiyanto é um daqueles artistas contemporâneos que te faz perder no mínimo 10 segundos olhando para cada uma de suas ilustrações. Em cada ato, um universo lúdico com cenários digitais instigantes, cor, movimento e todo um discurso sustentável que, em algumas vezes, nos remete à sensação de um soco na boca do estômago.
Fica evidente que Rizkiyanto está gritando bem alto: “Perceba a natureza, conecte-se!”
Os elementos se misturam: água, fogo, ar, terra, fauna, flora, humanidade, tecnologia, asfalto… É assim mesmo que ele quer que percebamos o mundo: conectado.
Se você fizer uma rápida busca no Google, com certeza reconhecerá ao menos ‘uma’ das ilustrações deste genial artista. Em 2010, uma delas foi muito explorada por fan pages ambientais na rede social – quem não viu o menino observando a sujeirinha que havia sido jogada pra debaixo do tapete? (…quero dizer, dentro do mar).
Criativo, lúdico, audacioso, politicamente incorreto, sua obra passeia naquele ‘Q’ de loucura que foge à lógica cartesiana, e, somente o mundo dos sonhos pode traduzir. São milhares de simbologias criteriosamente harmonizadas em traços gráficos que expressam claramente a aflição do artista quando associa a humanidade desconectada do meio em que vive.
Ao observador interessado, não resta dúvidas: ‘se os seres humanos continuarem neste ritmo acelerado de devastação, breve, tanto homem quanto natureza terão fim’.
E se você gostou dos trabalhos apresentados aqui, acesse o deviantART ou o Blog do artista e conheça outros bem legais.