Chegamos ao penúltimo artigo do nosso Especial da Copa e agora vamos conhecer um projeto em que artistas se reúnem anualmente para pintar ovos de Páscoa gigantes lá na Croácia. Essa é a próxima parada do “ATIVAR na Copa”, um especial que vai deixar saudades…

A cultura da Croácia tem raízes bem antigas, afinal os croatas vêm habitando aquela região há treze séculos. Mas é num projeto relativamente recente que vem ganhando força e se repetindo ano a ano que a magia acontece. Artistas croatas conseguiram reviver a antiga tradição da Páscoa de decorar e dar ovos e associaram a tradição da pintura naïf, que é produzida por artistas não-eruditos e normalmente retratam temas populares tanto do campo como da cidade.
O projeto foi iniciado em 2008 na cidade de Koprivnica, no norte da Croácia, e envolve pintores que decoram ovos de poliéster de dois metros de altura. Esses ovos ficam expostos em praças públicas na época das festividades da Páscoa e depois seguem para outras cidades europeias. Uma ideia super bacana que desperta a curiosidade e ganha a admiração das pessoas que visitam a exposição “Ovos do Coração”. E este país de tantas tradições seculares pode estar colecionando mais uma, basta manter por muitos anos a prática de decorar os já famosos ovos de Páscoa gigantes.
Clique aqui e assista a reportagem do canal Euronews. Em seguida, aprecie as fotos e leia o que diz Vesna Persic Kovac, responsável pela cultura local:
A antiga tradição da Páscoa inclui decorar e dar ovos a que chamamos ‘pisanice’. Simbolizam o nascimento de uma vida nova e fazem parte dos costumes associados à Primavera e são sobretudo oferecidos às crianças. Há um costume interessante chamado ‘matkanje’ em que jovens raparigas decoram e oferecem ovos umas às outras.





* Agradecimento especial a Micro & Soft Informática pelo apoio na realização deste projeto especial.