Início ATIVIDADES O que você faria se NÃO pudesse VER?

O que você faria se NÃO pudesse VER?

676
Compartilhe

Você já imaginou abrir os olhos e não conseguir mais enxergar? Não ver mais o brilho da luz do sol, as ondas do mar, as montanhas e toda a extrema beleza que a natureza tem para nos oferecer. Isso mesmo, é assim que uma pessoa cega se sente. E você, o que faria se não pudesse VER?

O sentido da visão através de um olhar.
O sentido da visão através de um olhar. Foto: Reprodução

É difícil imaginar uma situação ao qual você não viveu ou sentiu na pele. Como seria ter que guiar seus passos através dos outros sentidos? Quando temos o poder da visão intacto costumamos deixar de lado a potencialidade da nossa audição, do nosso olfato, paladar e o tato. É como se todos os outros sentidos ficassem em segundo plano enquanto a visão fosse o nosso guia central.

Diariamente somos bombardeados por informações visuais vindas de todos os lados. Assistimos TV, vamos ao cinema, teatro, museus. Lemos jornais, revistas, livros. Absorvemos propagandas nas ruas e em todos os veículos de comunicação. Porém, se você fosse privado do sentido da visão, precisaria desenvolver os outros 4 sentidos para conseguir se orientar no espaço e perceber o mundo a sua volta. Você pode identificar pessoas através dos cheiros, perceber e direcionar seus passos através dos sons. O som dos carros, buzinas, os passos apressados e outros sinais sonoros te daria noção de direção. Tocar o chão com um bastão, ter um cão guia ou andar pelas pistas táteis. Sentir o cheiro e gosto dos alimentos, descobrir a forma dos objetos através da ponta dos dedos. Tudo isso ainda seria possível se você não pudesse enxergar. Tocar, cheirar, ouvir, sentir o gosto. Aguçar os outros sentidos para ver o mundo de outras formas.

Para estas pessoas também foi criado o sistema Braille, um processo de escrita e leitura baseado em símbolos em relevo, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 – 1852), que perdeu a visão aos 3 anos idade.

Agora, vamos fazer um pequeno teste? Vende seus olhos com uma faixa escura, e tente fazer coisas simples do seu dia a dia, em casa mesmo. Vá ao banheiro, escove os dentes, caminhe até a sala e a cozinha, experimente ligar o aparelho de som e escutar uma boa música. Mas atenção, faça o teste acompanhado por uma pessoa que te ajude a ficar longe de possíveis acidentes.

E ai, já sabe o que você faria se não pudesse VER o mundo com olhos da visão?