Início AUDIÇÃO Essa Banda é CASCADURA, mano!

Essa Banda é CASCADURA, mano!

215
Compartilhe

Em 2012, a banda CASCADURA está comemorando 20 Anos na estrada. Sem suporte de uma grande gravadora ou empresário do meio musical, os caras atravessaram duas décadas produzindo, gravando e divulgando seus trabalhos por conta própria. Mesmo sobrevivendo na cena independente, eles tem vários motivos para comemorar. Hoje, dia 8 de abril, farão uma apresentação inédita no Festival Lollapalooza Brasil, e ainda esse ano vão lançar um álbum duplo, com 22 músicas inéditas, em comemoração aos 20 anos de carreira.

Cascadura no álbum Bogary
Formação da banda no álbum Bogary. Foto: Ricardo Prado

Nos idos de 60/70, o professor do rock brasileiro começa a despontar, Raul Seixas rompeu as fronteiras da Bahia e conquistou o país inteiro com seu estilo maluco beleza. Em 1980, surge a banda de rock Camisa de Vênus, formada pelo excêntrico Marcelo Nova, que também rompeu fronteiras e teve grande repercussão pelo Brasil. Eles fundamentaram as bases do rock baiano atual. Pós Rauzito e Camisa de Vênus, eis que surge, em 1992, a desconhecida banda baiana Dr. Cascadura (na época), formada por Fábio Magalhães, Joe (hoje, baixista na banda de Pitty), Marcos “Paquinho” Oliveira e Marcelo Sarraf.

Rockeiros em plena Bahia? É, desde os primórdios eles também habitaram nessa terra. Sempre vivenciando inúmeras transformações, a banda trafegou por várias vertentes do Rock, desde o Southern, passando pelo Hard, Indie, e as vezes, adicionando pitadas de Punk Rock. Em toda essa metamorfose ambulante, um elemento se manteve firme e forte, permanecendo desde a primeira formação até hoje. Ele, o desbravador dos 7 mares, que assumiu a alcunha da banda e hoje atende apenas por Fábio Cascadura (vulgo Magalhães).

De 1992 á 2002, percorreram os quatro cantos do underground baiano, lançando apenas 2 álbuns sem muita expressão fora de Salvador. Porém, em 2003, os baianos resolveram desembarcar em São Paulo para tentar mudar essa história. Traziam na bagagem um novo material, com 10 faixas já gravadas. Assim, eclodiu Vivendo em Grande Estilo, terceiro álbum da banda. Este chamou a atenção da crítica e do público que já admirava o trabalho dos caras. Misturando Hard e Indie Rock com melodias que remetiam ao rock nacional, o disco teve boa repercussão e concorreu ao Prêmio Dynamite, na categoria Melhor Álbum, e ao Prêmio da Revista Bizz, na categoria Melhor Capa.

CD BogaryEm 2006, lançaram o lendário e mais aclamado álbum da banda, o Bogary. Vendido pela Revista OUTRACOISA, publicação especializada em música. Com bem mais peso nas guitarras, mas sem deixar de lado a qualidade das letras e melodias. O rock de Bogary reverbera em músicas como: 12 de Outubro, “O Centro do Universo” e a quase punk Senhor das Moscas, que inclusive foi a música escolhida por Pitty na regravação feita para o seu DVD Trupe Delirante no Circo Voador, com participação especial de Fábio Cascadura nos vocais.

Martin Mendonça (ex-Cascadura), atualmente na banda de Pitty e no projeto Agridoce, reforçou as guitarras na gravação das músicas Ele, o Super-Herói e na tão pesada quanto mais lenta “Contra-Luz”. O sucesso do disco levou os caras a gravarem um registro em vídeo, o DVD Efeito Bogary, documentário-musical que conta como foi concebido e gravado o 4º álbum. O formato do vídeo mistura músicas executadas ao vivo em estúdio, com entrevistas e depoimentos, reunindo a banda e outras 20 personalidades.

DVD Efeito Bogary
Fotografia para a capa e Projeto Gráfico do DVD e CD, são criações do designer e ilustrador Ricardo Ferro.

Hoje, a banda mais cascadura do Brasil, continua sua saga sob o comando do vocalista Fábio e seu amigo Thiago Trad (baterista, que já soma 10 anos dominando as baquetas do CASCA e também tocou com Pitty, na época da banda Inkoma). Agora em 2012, juntos com o produtor e atual baixista, andré t e o guitarrista Jô Estrada, eles estão preparando o lançamento do 5º disco da banda, intitulado Aleluia. Esse já nasce para se tornar histórico, pois será um álbum duplo, com 22 faixas inéditas e faz parte das comemorações dos 20 anos da banda.

Com certeza, o Aleluia também será um marco na história do CASCADURA, pois está sendo desenvolvido com todo cuidado e profissionalismo. Podemos sentir isso, acompanhando o blog A Ponte, criado e mantido pela banda com o intuito de mostrar aos fãs todo processo de criação do novo disco. Inclusive eles já disponibilizaram para download gratuito o primeiro single do novo álbum, a excelente música Colombo, composta com esmero por Fábio e gravada de forma ímpar, com a participação mega especial de Siba Veloso, irradiando força e suavidade com sua famosa rabeca, seu arco e sua flecha. Abaixo você confere o videoclipe da música “Mesmo Eu Estando do Outro Lado”!

———————————————————————————————————————————————-

Edvando JuniorEdvando Junior é cadeirante, cidadão, designer gráfico, apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Fundador do site Ativar Sentidos e idealizador do projeto social Esquadrão da Paz. Atualmente estou viajando no mundo das palavras, nessa gratificante sensação de exprimir sentimentos para ativar os sentidos. @edvandojr

Compartilhe
AnteriorLollapalooza Brasil
PróximoAyaan Hirsi Ali – A Mulher que Desafiou o Islã
Cadeirante, cidadão, designer gráfico, apaixonado por projetos de sustentabilidade e tudo que diz respeito a preservação da natureza. Fundador do site Ativar Sentidos e idealizador do projeto social Natal Solidário. Atualmente, segue viajando no mundo das palavras.